Nova plataforma com dados sobre recursos hídricos em Goiás

Plataforma de acesso público reunirá dados através de 21 módulos no sistema sobre informações de diferentes temas e fontes públicas e privadas

Postado em: 19-03-2024 às 12h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova plataforma com dados sobre recursos hídricos em Goiás
O Sistema de Informações sobre Recurso Hídricos contará dados sobre o Reservatório João Leite | Foto: Leandro Braz/O HOJE

Nesta sexta-feira (22) será celebrado o Dia Mundial da Água, fundado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como data para a conscientização dos problemas relacionados aos recursos hídricos potáveis do planeta. Neste mesmo dia, será lançado o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SirhGO) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a fim de recolher dados sobre os rios e bacias disponíveis em Goiás. 

A plataforma de acesso público que vai reunir dados através de 21 módulos no sistema sobre informações de diferentes temas e fontes públicas e privadas. Serão dados sobre: chuvas, vazão de rios, qualidade da água, águas subterrâneas, reservatórios, normas, outorga, bacias críticas, alocação, manejo de bacias, segurança de barragens, fiscalização, área irrigada, monitor de secas, planos, enquadramento, cobrança, órgão gestor, conselho de recursos hídricos, comitês e mapas..

O acesso à plataforma será feito a partir do portal oficial da Semad e será gratuito e não exigirá cadastro. O objetivo da pasta é a de que o sistema passe por aperfeiçoamento constante e agregue volume de informações cada vez maior sobre os temas abordados. 

Continua após a publicidade

De acordo com Jorge Werneck, subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica da Semad, este sistema marca o penúltimo avanço das metas estabelecidas pelo governo na gestão dos recursos hídricos goianos. “Nos últimos quatro anos, a Semad implementou ou avançou em quatro dos cinco instrumentos de gestão previstos na política de recursos hídricos: a outorga, a cobrança, o enquadramento dos rios em classes de qualidade da água e os planos. Estamos coroando esse processo agora com o sistema de informações”.

O sistema será dividido em temas que trazem informação atualizada sobre o tópico. Como exemplo, os módulos de chuvas e vazão informaram o que choveu em cada mês e a relação desses dados com a média histórica. De forma imediata, será possível saber se as chuvas estão acima ou abaixo da média

A aba de Qualidade da água irá mostrar dados colhidos nos 120 pontos de medição instalados nos rios do Estado ao longo do tempo. Águas subterrâneas exibirá o mapa de vazões exploráveis de águas subterrâneas em cada ponto do Estado. Os reservatórios vão informar quanta água existe armazenada e se os volumes são suficientes para os usos previstos e para o enfrentamento dos períodos mais secos do ano, balizando ações de gestão.

Normas e outorgas irão mostrar o enquadramento do uso hídrico relativo de cada região, que poderá determinar a regularidade do uso de uma bacia. As bacias críticas e a alocação irão disponibilizar dados sobre bacias em estado crítico, bem como as normas para o uso nesta determinada época.

Manejo de bacias e a segurança de barragens irão mostrar informações sobre os reservatórios disponíveis em Goiás, as informações dos proprietários e do manejo, bem como o estado de segurança do empreendimento. A fiscalização tratará de dados sobre ações fiscalizatórias que disserem respeito ao uso de recursos hídricos. A aba de área irrigada falará sobre quais regiões estão abastecidas pelo sistema hídrico.

Veja Também