Águas de Goiás ganham reforço com novo comitê de bacia hidrográfica, o CBH AGTO

Proposta foi aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, em reunião que aconteceu nesta quarta-feira (20)

Postado em: 22-03-2024 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Águas de Goiás ganham reforço com novo comitê de bacia hidrográfica, o CBH AGTO
Proposta foi aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, em reunião que aconteceu nesta quarta-feira (20) | Foto: Reprodução/Semad

O estado de Goiás ganhará o sétimo comitê de bacia hidrográfica nesta com a aprovação do plano na quarta-feira passada (20). A aprovação coincide com a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22). Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esta nova comissão chamada de comitê dos Afluentes Goianos do Tocantins (CBH AGTO) será acerca da bacia hidrográfica no norte de Goiás que possui afluentes do rio Tocantins. 

Os Comitês de bacia hidrográfica integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. São grupos em que as pessoas se reúnem para discutir sobre o uso e a gestão da água em determinada bacia. De acordo com Alberonaldo Alves, superintendente de Recursos Hídricos da Semad, os comitês são feitos para alinhar o uso da água de determinada bacia. “Dada a diversidade de interesses em relação ao uso da água, há conflitos e riscos à garantia desse recurso para as futuras gerações, sendo necessária a participação de todos na busca por soluções”, explica. 

O CBH AGTO reúne as bacias do rio das Almas e Alto Maranhão; do Médio Tocantins; e do Rio Pananã. Elas alcançam uma porção territorial que vai do centro ao Nordeste de Goiás. No total, são 79 municípios e 103 mil km², o que representa 30,3% de toda a área do Estado. 

Continua após a publicidade

A proposta de criação do comitê AGTO foi aprovada na tarde desta quarta-feira (20) no âmbito do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHi). O próximo passo da pasta é a publicação de um decreto de instituição assinado pelo governador Ronaldo Caiado, e a instalação de uma diretoria provisória nos 30 dias seguintes. Essa diretoria provisória vai promover o processo de mobilização e eleição das pessoas  e entidades interessados em participar e ter assento no grupo, o que deve acontecer até meados do segundo semestre. 

Com a instituição do CBH AGTO, Goiás passa a ter todo o território coberto por CBHs. Além dele, estão em operação o comitê de bacia hidrográfica (CBH) Meia Ponte, com 37 municípios; o CBH Bois com 52 municípios; o CBH Corumbá, Veríssimo e São Marcos com 19 municípios; o CBH Baixo Paranaíba com 19 municípios; e o CBH Agora com 60 municípios. 

Além desses, existem dois comitês interestaduais, que são o CBH Paranaíba com representantes do Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul. Além disso, tem o CBH de São Francisco com representantes de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Veja Também