Goiânia fica em 2º lugar em Ranking Cidades Sustentáveis entre municípios do Centro-Oeste

Foram avaliados 319 municípios com mais de 100 mil habitantes a partir de 40 indicadores que compõem o ISO 37120

Postado em: 23-03-2024 às 16h11
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia fica em 2º lugar em Ranking Cidades Sustentáveis entre municípios do Centro-Oeste
O ranking, baseado em 40 indicadores oficiais do International Organizations for Standardization (ISO) 37120, reconhece os esforços das cidades em direção à sustentabilidade | Foto: Jackson Rodrigues e Divulgação/ Smart City Expo

Goiânia alcançou o segundo lugar no Ranking Cidades Sustentáveis entre os municípios do Centro-Oeste, de acordo com um levantamento realizado pela Bright Cities. O ranking, baseado em 40 indicadores oficiais do International Organizations for Standardization (ISO) 37120, reconhece os esforços das cidades em direção à sustentabilidade. 

A premiação foi anunciada pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, durante o lançamento da campanha ambiental e artística ‘O mar começa aqui’, em comemoração ao Dia Mundial da Água, ocorrida no Campo do Muranga, na Vila Redenção, onde a Prefeitura realiza a segunda edição do Mutirão de Goiânia neste fim de semana, dias 23 e 24 de março.

Ao enfatizar essa conquista, o prefeito Rogério destacou o trabalho incansável realizado em diversas áreas que contribuíram para colocar Goiânia na rota da sustentabilidade. “Goiânia é uma cidade rica em água, com seus vários mananciais que a cortam. Somos a Capital mais verde do Brasil e fomos reconhecidos, recentemente, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Cidade Árvore do Mundo”, afirmou o prefeito.

Continua após a publicidade

“Ficamos em segundo lugar entre municípios da Região Centro-Oeste, mas estamos trabalhando para se tornar mais sustentável, com milhões de árvores plantadas. Para isso, a Prefeitura está aberta a projetos de sustentabilidade e está empenhada em melhorar cada vez mais. Fico feliz com esse reconhecimento porque sei que é resultado de um trabalho desenvolvido por todos nós, Poder Público e população”, concluiu Rogério.

Ranking

Segundo o levantamento, a primeira posição no ranking foi ocupada por Brasília (DF), seguida por Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Itumbiara (GO) e Rio Verde (GO). Foram avaliados 319 municípios com mais de 100 mil habitantes, com base em 40 indicadores divididos em cinco pilares temáticos: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos, que compõem o ISO 37120.

Diversos projetos contribuíram para a posição de destaque de Goiânia no ranking, incluindo avanços na área de transporte público, com a introdução de tecnologia para implantação de uma série de cartões diferenciados no sistema de transporte coletivo, como Cartão Família, Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia-Tarifa, além da inauguração de sete parques públicos.

Além disso, a cidade também se destaca pelo plantio de mais de 380 mil mudas de árvores desde 2021, por meio de programas como ArborizaGyn e Rearboriza Goiânia, e o Programa Disque-Árvore, que já plantou mais de 9 mil mudas na porta das casas dos moradores da Capital, após solicitação pelo WhatsApp (62) 9 9639-7495.

Veja Também