Escola goiana vai à China em busca de novas metodologias

Objetivo da visita foi buscar novas experiências que possam agregar no ensino das crianças em Goiânia dentro de uma proposta pedagógica moderna

Postado em: 10-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Escola goiana vai à China em busca de novas metodologias
Objetivo da visita foi buscar novas experiências que possam agregar no ensino das crianças em Goiânia dentro de uma proposta pedagógica moderna

Jullyana França busca inspiração na disciplina das escolas de Xangai

Para ver como funciona uma das metodologias educacionais mais bem-sucedidas do mundo, uma escola particular de educação infantil e fundamental de Goiânia foi até Xangai conhecer de perto as escolas chinesas, que ocupam a primeira posição no mundo numa avaliação sobre Educação. A instituição goiana está entre as primeiras escolas brasileiras a visitar este sistema educacional chinês.

As educadoras Jullyana França, Lucila Costa e Gal Rezende estiveram na escola YK Pao School em Xangai, uma entre outras escolas que tem um qualificado sistema de ensino focado na formação de valores e na integração da família na escola. Elas foram recebidas pelo coordenador de atendimento e programa de valores, Shane Vey.

Continua após a publicidade

O objetivo da visita foi buscar novas experiências que possam agregar no ensino das crianças em Goiânia dentro de uma proposta pedagógica moderna e manter o relacionamento com os CEOs das principais escolas do mundo. Em Xangai, elas perceberam que os alunos são bons em cálculo e na memorização de conteúdo. Também ficaram surpreendidas pelo fomento, desde muito cedo, de valores como obediência e disciplina.

“Percebemos que a China se importa com a disciplina e a relação entre o esforço e os resultados que obtém. Em uma das escolas que visitamos conseguimos perceber que eles trabalham com a formação de valores como nós, além de ter uma integração com a família também. Essa troca de experiência foi importante para avaliar o que pode ser aplicável para a nossa sociedade, já que educação é de fato uma atividade cultural”, diz Jullyana França, uma das sócias da Escola Ethos.

Em Xangai, as escolas também fazem o bom uso da robótica na metodologia de ensino, além de aplicativos que favorecem o aprendizado dos alunos. As educadoras goianas aproveitaram para conhecer as novidades tecnológicas da escola chinesa, materiais didáticos utilizados e como funcionam os processos internos. Além da China, as sócias da Escola Ethos já visitaram escolas nos EUA e na França este ano.

A Escola Ethos trabalha com a filosofia Character Counts, que é um programa de formação do caráter, com o propósito de melhorar a qualidade ética da sociedade por meio de mudanças no comportamento e nas escolhas das pessoas. Estas escolhas são pautadas nos pilares: Confiabilidade, Respeito, Responsabilidade, Justiça, Bondade e Consciência Social. 

Veja Também