Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Recém-inaugurada, Delegacia móvel possui baixo atendimento

Felipe André* Após inaugurar a primeira delegacia móvel no dia 31 de outubro deste ano, a primeira semana somou apenas seis atendimentos,

Postado em: 12-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Recém-inaugurada, Delegacia móvel possui baixo atendimento

Felipe André*

Após inaugurar a primeira delegacia móvel no dia 31 de outubro deste ano, a primeira semana somou apenas seis atendimentos, uma média inferior a uma por dia. A unidade foi apresentada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) e foi lançada durante coletiva organizada pela Polícia Civil no Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil de Goiás, no Setor Cidade Jardim, em Goiânia.

Continua após a publicidade

Com o intuito de atender de agilidade e de atender quem não pode se locomover, a primeira unidade móvel serviu até mesmo para ajudar uma pessoa que pediu conselhos ao delegado. 

“Já fizemos seis atendimentos. Quando a pessoa não tiver condição de se locomover por falta de dinheiro, idade ou algum tipo de deficiência, é só ligar que a Deic faz o atendimento, pega o depoimento, faz o  Boletim de Ocorrência. A equipe que vai é um delegado, um agente e um escrivão. Tem gente que chama para conversar, uma pessoa que pediu opinião e a gente conversou, não era um caso criminal mas sim um fato atípico, o conselho precisava de um delegado”, explicou o delegado Branco, que tem se locomovido com a delegacia móvel.

A unidade conta com todos os equipamentos e serviços para atender vítimas de assaltos, roubos e sequestros. Os agentes vão receber os pedidos e decidir com mais agilidade sobre o tipo de atendimento. O atendimento a ser prestado será feito com base no grau de necessidade da demanda.

“Estamos prontos para atender a todos os necessitados. Este é um projeto piloto e testaremos a demanda ao longo dos meses. Caso seja comprovado o sucesso, esperamos levar esta estrutura de atendimento também à outras delegacias, primeiramente de Goiânia e, quem sabe, torná-la um padrão da PC em todo o estado de Goiás”, ressaltou o delegado, Kleyton Manoel Dias.

A delegacia móvel estará à disposição do cartório central da Deic durante o horário de expediente para os casos de crimes menos graves. Para o registro inicial dos delitos de maior gravidade, o veículo, dotado de todo o equipamento necessário ao funcionamento de uma delegacia de polícia, estará disponível 24 horas.

“Percebemos a necessidade de aumentar a atividade policial, então a Deic concedeu esse projeto da delegacia móvel e de levar ao cidadão todos os serviços prestados”, encerrou o delegado Kleyton.

Novas unidades

Não há previsão, nem licitação para o recebimento de novas unidades em Goiânia. É esperado que no dia 7 de dezembro chegue uma delegacia móvel em Anápolis, à 60km da Capital. Entretanto, a delegacia local contou com uma doação do Ministério Público para conseguir a unidade.

Qualquer pessoa que necessite do atendimento móvel deve ligar para o número (62) 3201-1140 ou para o 197. (Felipe André é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também