Motoristas goianos recebem toda documentação do carro por app

CRLV é adicionado a atualização de aplicativo e não tem custo para o usuário

Postado em: 14-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Motoristas goianos recebem toda documentação do carro por app
CRLV é adicionado a atualização de aplicativo e não tem custo para o usuário

Felipe André*

Após a implantação da CNH-e, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, Goiás se tornou o quarto estado a receber a atualização do aplicativo, após Distrito Federal, Rondônia e Ceará. A atualização do “CNH Digital” se chama Carteira Digital de Trânsito e vai incluir também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O cadastro para o CRLV é feito de maneira gratuita e pode ser feito o download tanto para Android quanto IOS. 

Continua após a publicidade

Para que o cadastro possa ser feito é necessário que o proprietário tenha pago o licenciamento de seu veículo em 2018. É preciso informar o número do Renavam e o número do código de segurança do documento impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). A única taxa cobrada é para cadastrar a CNH-e juntamente ao Detran, no valor de R$ 10. Além disso, existe uma expectativa para que o aplicativo possa ser utilizado em breve, em todo o país.

O diretor de operações do Detran Goiás, Francisco de Assis Peixoto ressaltou que em caso de ser parado por um agente de trânsito, o motorista deve apresentar uma das versões da CNH e CRLV, seja impressa ou digital. Vale informar que não é obrigatório o uso da versão online, segundo Francisco, essa é apenas uma comodidade. 

“É obrigatório apresentar uma das versões [se for parado]. Por exemplo, se o agente de trânsito te parar e você informar que tem o CRLV no seu celular, mas ele por acaso esta sem bateria, você é multado. Igualmente quando esquece a carteira em casa. Não é obrigado a baixar o digital, é apenas uma comodidade para as pessoas que o Detran oferece”, ressaltou Francisco.

O agente de trânsito estará com um documento que possa fazer a leitura eletrônica, para evitar falsificações. O Detran se juntou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a empresa Serpro, para realizar toda a parte tecnológica. Além disso, Francisco de Assis confirmou que o CRLV digital será compartilhável, caso alguma pessoa empreste o carro para um amigo, pode compartilhar o documento de seu veículo.

“O agente de trânsito precisa ter no equipamento de trabalho dele, um documento que possibilite a leitura eletrônica, para verificar se o documento é de fato verídico. O CRLV é compartilhável, pode ser enviado para outro aparelho, em caso de usar um veículo emprestado”, explicou Francisco de Assis.

O Estado de Goiás segue como um dos destaques em nível nacional por investir na tecnologia, segundo Francisco de Assis. Além desta atualização do aplicativo, o Detran de Goiás também possui o “Detran GO ON”, que informa sobre o veículo, os pontos recebidos, as infrações cometidas, entra outras opções disponíveis. 

“O Governo já tem um programa chamado Goiás Inovador, já fazia parte a inovação. O Detran é um dos setores com o maior desenvolvimento em tecnologia, já temos um aplicativo onde as pessoas pode saber tudo sobre o veículo, como quantos pontos tem, todas as infrações cometidas, entre outras, no Detran GO ON. O Detran de Goiás tem sido um destaque em nível nacional, por isso se juntou ao Denatran e Sepro”, finalizou o Diretor de Operações, Francisco de Assis Peixoto.

O acesso à Internet só é obrigatório no primeiro acesso, para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Após isso, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo, o que permite a visualização offline do arquivo. A primeira versão do CRLV não informará se existem irregularidades no documento.

O próximo passo do Detran é permitir a transferência de pontos através do celular, entretanto não há previsão para uma nova atualização. (Felipe André é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

Veja Também