Agrodefesa alerta para vacinação contra aftosa e raiva

A Agência também distribuiu o material para todas as lojas e revendas de vacinas, cooperativas e entidades que atuam no segmento da pecuária

Postado em: 19-11-2018 às 12h10
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Agrodefesa alerta para vacinação contra aftosa e raiva
A Agência também distribuiu o material para todas as lojas e revendas de vacinas, cooperativas e entidades que atuam no segmento da pecuária

Agrodefesa alerta para vacinação contra aftosa e raiva dos herbívoros (Foto: Divulgação)

Da Redação

Faltando 12 dias para encerrar o prazo, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) intensifica a divulgação da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e a Raiva dos Herbívoros, que começou dia 1º e vai até 30 de novembro. Para tanto, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), elaborou e afixou cartazes institucionais em todas as unidades Regionais e Unidades Operacionais Locais da Agência, localizadas em 238 municípios goianos.

Continua após a publicidade

A Agência também distribuiu o material para todas as lojas e revendas de vacinas, cooperativas e entidades que atuam no segmento da pecuária. Outra iniciativa é a veiculação de campanha institucional em mais de 40 rádios, nas diversas regiões do Estado.

Conforme o presidente da Agrodefesa, José Manoel Caixeta, esse esforço é para alertar e motivar os pecuaristas para a importância da vacinação, como forma de manter a sanidade do rebanho e assegurar a continuidade da comercialização de carnes para os mercados interno e externo.

Caixeta aproveita para conclamar os criadores para que imunizem o rebanho o quanto antes, evitando deixar o trabalho para a última hora. “Temos de continuar o esforço – governo e pecuaristas – para não colocarmos em risco os avanços consolidados, até alcançarmos o status de País livre de aftosa sem vacinação”, enfatiza o dirigente da Agrodefesa.

Nesta segunda etapa de vacinação devem ser imunizados contra a aftosa todos os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, num montante estimado de nove milhões de cabeças. Em relação à raiva dos herbívoros, os criadores que possuem propriedades em 121 municípios listados na Instrução Normativa nº 02/2017 da Agrodefesa, classificados como de alto risco, devem imunizar também equídeos, ovinos e caprinos com idade até 12 meses.

A relação dos municípios está disponível no site da Agência, na Aba Sanidade Animal, no link Programas – Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. A previsão é que sejam vacinados 5,5 milhões de bovinos e bubalinos também contra a raiva.

Veja Também