Brasil registra saldo positivo de mais de 244 mil empregos com carteira assinada em março

O ministro Luiz Marinho destacou a importância desse marco, ressaltando que é um momento relevante para a classe trabalhadora lutar por melhores condições

Postado em: 01-05-2024 às 08h52
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil registra saldo positivo de mais de 244 mil empregos com carteira assinada em março
O salário médio de admissão foi de R$ 2.081,50, com uma pequena redução em comparação ao mês anterior | Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil

No mês de março, o Brasil registrou um saldo positivo de 244.315 empregos com carteira assinada, marcando um aumento de 34% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, de janeiro a março, o saldo foi de 719.033 empregos, representando um crescimento significativo.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (30), este é o melhor resultado para o mês de março desde 2020. O ministro Luiz Marinho destacou a importância desse marco, ressaltando que é um momento relevante para a classe trabalhadora lutar por melhores condições.

O setor de serviços liderou o crescimento do emprego formal em março, com a criação de 148.722 postos, seguido pelo comércio, indústria e construção. A agropecuária foi o único setor com saldo negativo, devido às sazonalidades.

Continua após a publicidade

O salário médio de admissão foi de R$ 2.081,50, com uma pequena redução em comparação ao mês anterior. A maioria das novas vagas foram ocupadas por mulheres, com a faixa etária de 18 a 24 anos liderando o saldo positivo.

Todas as regiões do país apresentaram saldo positivo na geração de emprego, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em termos absolutos. Apenas Alagoas e Sergipe registraram saldo negativo, enquanto estados como Acre, Goiás e Piauí tiveram as maiores variações positivas em relação ao mês anterior.

Veja Também