Praças serão reformadas em parcerias com empresas privadas

Empresários que procuram o poder público para fechar Parcerias Público Privadas entregam como contrapartida um ambiente mais agradável para a população

Postado em: 26-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Praças serão reformadas em parcerias com empresas privadas
Empresários que procuram o poder público para fechar Parcerias Público Privadas entregam como contrapartida um ambiente mais agradável para a população

A Praça Vereador Boaventura, no setor Leste Vila Nova, é uma das áreas que terão benefícios vindos por iniciativa privada, em Goiânia (Wesley Costa)

Thiago Costa 

Praças públicas de Goiânia recebem reforma graças a parcerias entre empresas privadas e poder público. A Praça Vereador Boaventura Moreira de Andrade, no setor Leste Vila Nova, é uma das áreas abertas da Capital que terão benefícios vindos por iniciativa de uma empresa de calçados instalada nas redondezas que percebeu a necessidade de cuidar do ambiente e cooperar com um bem para a população.

Continua após a publicidade

O estudante João Victor Morais garante que com o término da reforma mais pessoas começarão a circular pela praça. “Criança é o que mais tem aqui no Setor Vila Nova. Como ao redor da praça tem a sorveteria, as pessoas que frequentam a praça vêem neste local um bom lugar para conversar, trazer os filhos para andar de bicicleta”. 

João Victor ressalta que antes o local era completamente sem estrutura, mas que agora a praça Vereador Boaventura  recebe muitas crianças e adolescentes e essa reforma poderá ser um motivo a mais para receber o público familiar. “Durante a noite tem um rapaz que traz bicicletas para alugar, mas por conta da criminalidade tem pouco público” afirma o estudante.

Ele pede que, além da reforma, o local receba mais policiamento. O movimento de pessoas na praça é grande, mas ao entardecer diminui, isso porque, de acordo com o estudante, os chamados “malas” frequentam o local, de maneira que a população em geral não permaneça. 

Em relação à parceria entre o poder público e as empresas privadas, o empresário João Garcia afirma que para a sociedade esse tipo de ação é importante. O empresário garante que também participa de parcerias para ajudar as pessoas e, de acordo com ele, as empresas devem sempre se juntar com a prefeitura para levar melhorias aos ambientes públicos.

João Garcia frequenta o local quase que diariamente para comunhão com os amigos que jogam o jogo de tabuleiros Dama debaixo das árvores da praça Boaventura. Para o empresário, a área pública precisa urgentemente de mais policiamento, porque, de acordo com ele, tem muito bandido no local. “Toda hora tem bandido na praça”. 

Interessados

De acordo com a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), para que mais praças públicas recebam o benefício, depende exclusivamente da procura por parte dos empresários que sintam o interesse pela parceria. O poder público iniciou recentemente outra parceria com o Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (SENAC-GO) do Setor Aeroporto para reformar a praça Maria Olinda e proporcionar aos que frequentam o local uma maior comodidade para que a região fique mais atrativa. 

De acordo com o chefe de gabinete de projetos executivos da Prefeitura de Goiânia, Vanderlei Junior, o Parque Cascavel, no setor Jardim Atlântico, foi totalmente reformado por um grupo de empresas do ramo mobiliário. Em troca, as empresas colocaram suas propagandas nos bancos do parque. “A população viu o benefício de forma positiva e o que antes era lugar com um córrego canalizado se tornou em um espaço completo para lazer. Atualmente no Parque Cascavel há pista para caminhada, academia ao ar livre, brinquedos para as crianças, quiosque padronizados de venda de água de coco e picolés. Há também no local um posto de apoio para a guarda municipal para cuidar do patrimônio público”, comenta.

Wanessa Rosa é estudante de comunicação e apaixonada por curtir espaços públicos na companhia do namorado. Ela garante que as parcerias deveriam abranger áreas em todo o município, principalmente em locais mais isolados do Centro da Capital, onde há muitas crianças, mas sem muitas empresas interessadas em apoiar projetos que visam o bem da comunidade, apenas o próprio bem das empresas. 

Ela, que mora no setor Fortte Ville, busca nos cinemas e em bares seus locais para comunhão com amigos por temer ficar em as praças públicas sem iluminação e policiamento. A estudante também afirma que a boa estrutura do ambiente é fundamental para decidir se é um bom lugar para ficar durante certos horários. “Tenho muito medo de praças mal iluminadas. Prefiro ir para bares ou cinema com meus amigos, mas tenho uma paixão por espaços abertos que tenham estrutura para que eu não corra perigo e possa aproveitar os ambientes, o quais eu adoro”, destaca a jovem.

Durante a produção desta reportagem, nossa equipem flagrou consumidores de produtos ilícitos não se importavam com os grupos que jogam damas, pais com seus filhos no parque e com as pessoas que apenas passavam pela praça. Nenhum policiamento foi visto no local.

População também precisa entrar na parceria  

Goiânia possui mais de mil praças. A manutenção dessas áreas verdes é importante para manter o paisagismo urbano bem como proporcionar mais qualidade de vida à população. O Poder Executivo é responsável por manter este serviço, porém, muitas vezes por falta recursos os espaços acabam em situação de abandono.

Diante deste cenário algumas pessoas físicas ou jurídicas têm procurado a Prefeitura para formalizar parcerias público-privada no sentido de manter a urbanização e conservação destes espaços e fazer de locais antes não propícios para a convivência, um ambiente que toda a população possa usufruir. 

Para incentivar e fomentar esta ideia, o prefeito Iris Rezende enviou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Goiânia, instituindo o Programa Adote uma Praça. O PL nº 267/2018 está na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e logo estará na pauta do plenário. A expectativa é de que os parlamentares aprovem a proposta que vai facilitar a realização de parcerias da sociedade civil com a administração pública municipal. Assim qualquer pessoa pode assinar um terno de cooperação com a administração e em troca terá seu nome ou marca em placas nos espaços. 

O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Aristóteles de Paula, explica que as praças são espaços que propiciam a união comunitária e todos que gostam da cidade onde moram vão querer cuidar da praça em frente à sua casa ou empresa, ou outra instituição. “Goiânia é considerada uma das cidades mais verdes do mundo, e a arborização das praças é importante para a manutenção deste índice”, acrescentou. 

Aristóteles ainda lembrou que de nada adianta as parcerias se a comunidade local não praticar ações conscientes para manter os espaços limpos e sem nenhum tipo de degradação. As praças são importantes nas cidades porque são locais com projetos paisagísticos que estimulam o convívio social, bem como a prática de esportes, brincadeiras entre crianças, dentre outras atividades lúdicas.

 

Veja Também