Saiba quem é o pastor de Goiânia  que culpou crianças  por abuso

O advogado responsável pela defesa do pastor e da igreja, afirmou que a mensagem original do vídeo foi retirada de contexto

Postado em: 03-05-2024 às 14h35
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba quem é o pastor de Goiânia  que culpou crianças  por abuso
Pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé em Goiânia I Foto: Reprodução

O pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé em Goiânia, causou indignação nas redes sociais após um vídeo do religioso em uma de  suas pregações se tornar viral. Nele, Jonas declara que as crianças vítimas de abuso sexual também têm responsabilidade e contribuem para o crime que sofreram. 

Pimentel fez a afirmação durante um culto, ao comentar o caso de uma criança de 5 anos que foi abusada sexualmente por primos. O evangélico inicia o seu discurso afirmando que os pais não devem deixar os filhos dormirem na casa de outras pessoas, nem mesmo de parentes, a fim de evitar os abusos. “Existem situações em que quando acontece um abuso de uma criança, a criança é também culpada, porque ela deu lugar. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro”, afirmou o pastor.

O pastor conclui a fala: “Os pais e, principalmente as mães, devem ter muito cuidado, devem ter muita malícia quanto às suas filhas. Filho é junto com o pai, junto com a mãe, a menos que exista uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa, não é?”

Continua após a publicidade

As declarações do líder religioso geraram indignação não apenas nas redes sociais, alcançando até mesmo Xuxa Meneghel. A rainha dos baixinhos lembrou que foi vítima de abuso até os 13 anos e compartilhou sua indignação em uma publicação em sua conta pessoal. “Suas falas dão NOJO, são repugnantes”, declarou  em um trecho. 

Em nota, Leandro Silva, advogado responsável pela defesa do pastor e da igreja, afirmou que a mensagem original do vídeo foi retirada de contexto, sendo na verdade um alerta para que pais e crianças evitem dar chances para criminosos. “Não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo”. O comunicado diz ainda que “para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas”. 

Pimentel ganhou fama por suas declarações controversas em uma ocasião anterior, o pastor abordou sofrimento de uma fiel que relatou que seus pais viveram um relacionamento tumultuado. “Deixem para brigar quando estiverem longe dos filhos. Mandem eles para a casa da avó e, aí, você e a sua esposa se pegam na briga e rola. Se tiver com algum hematoma [risos], cobre com um esparadrapo”, disse. O pastor ainda disse para a fiel esquecer os traumas e dar “graças a Deus” por estar viva. 

O vídeo com a fala em que o pastor minimizou a gravidade da violência doméstica foi compartilhado no canal oficial da igreja Tabernáculo da Fé, durante um culto em outubro de 2023. 

Os pronunciamentos do pastor foram feitos em ocasiões divergentes, porém ambos durante celebrações na igreja Tabernáculo da Fé, onde o líder anterior, pastor Joaquim Gonçalves Silva, já foi alvo de investigação por crimes sexuais. Em  comunicado, a defesa da instituição religiosa reiterou o compromisso de combater quaisquer tipos de negligência e violência.

Denúncias de abuso na igreja Tabernáculo da Fé

A igreja Tabernáculo da Fé, da qual Jonas é membro, já passou por controvérsias no passado. Em 2021, o pastor Joaquim Gonçalves Silva, então com 85 anos, foi acusado de abuso sexual e importunação por mulheres que frequentavam a igreja.

Segundo as vítimas, os abusos ocorreram em momentos de vulnerabilidade, quando buscavam orientação religiosa com o pastor. Elas relatam ainda que, após os incidentes, foram pressionadas a não revelar nada a ninguém, e ameaçadas  de serem  “amaldiçoadas”. Contudo, Joaquim Gonçalves Silva veio a falecer devido à Covid-19 em agosto de 2021, antes que a investigação fosse concluída.

Veja Também