Anapolino é indicado ao ‘Oscar da Ciência Brasileira’

Pesquisa de doutorado de Arnaldo Lima, de Anápolis, contribui nos avanços de estudos de pessoas afetadas por acidente vascular cerebral (AVC)

Postado em: 04-05-2024 às 16h24
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Anapolino é indicado ao ‘Oscar da Ciência Brasileira’
Pesquisa de doutorado de Arnaldo Lima, de Anápolis, contribui nos avanços de estudos de pessoas afetadas por acidente vascular cerebral (AVC) | Foto: Arquivo Pessoal

Um pesquisador natural de Anápolis desponta como destaque na corrida pelo Prêmio Capes de Teses, considerado o ‘Óscar da Ciência Brasileira’. Arnaldo Lima, de 33 anos, teve seu trabalho indicado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp) por sua pesquisa de doutorado intitulada “Enunciados de estilo telegráfico nas afasias não fluentes: um estudo discursivo-funcional”. A pesquisa aborda a linguagem de pessoas afetadas por acidente vascular cerebral (AVC), contribuindo para o avanço do conhecimento nessa área.

“O objetivo do meu doutorado foi compreender as alterações na linguagem de pessoas que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, devido à lesão no cérebro, passaram a enfrentar dificuldades com a comunicação”, explica Arnaldo.

O Prêmio Capes de Teses, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), tem como propósito reconhecer as melhores pesquisas de doutorado realizadas no país a cada ano. O anúncio dos vencedores está agendado para o dia 16 de agosto.

Continua após a publicidade

Seguindo as diretrizes do edital da Capes, serão premiadas as teses mais destacadas em cada uma das cinquenta áreas de avaliação, sendo que apenas três trabalhos receberão o Grande Prêmio Capes.

Em caso de conquista da premiação máxima, Arnaldo terá a oportunidade de realizar seu pós-doutorado em uma instituição estrangeira, com financiamento garantido por um ano. Além disso, tanto ele quanto sua orientadora, Rosana do Carmo Novaes Pinto, serão agraciados em uma cerimônia especial em Brasília, com todas as despesas de transporte e hospedagem cobertas.

Veja Também