Remanejamento vai criar 1.513 vagas em CMEIs de Goiânia

Criação de vagas será por realocação de crianças de Cmeis para escolas de período parcial

Postado em: 27-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Remanejamento vai criar 1.513 vagas em CMEIs de Goiânia
Criação de vagas será por realocação de crianças de Cmeis para escolas de período parcial

As vagas são abertas, pois algumas crianças deverão ser realocadas para outras unidades

Thiago Costa

Um total de 1.513 vagas serão criadas pela prefeitura de Goiânia para as crianças que estudam em Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que serão realocados em escolas municipais para o ano de 2019. As vagas são abertas, pois algumas crianças assistidas pelos Cmeis que tenham idade superior a 3 anos deverão ser realocadas para outras unidades da Educação Infantil do município.

Continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Educação prevê e garante que as vagas desses educandos serão em instituições próximas às residências das crianças, a fim de melhorar a qualidade de ensino na Capital e diminuir a demanda da área.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) falou sobre os empenhos feitos para que nenhuma criança fique fora das salas de aula e informa que tem como prioridade promover o acesso de mais crianças à Educação Infantil. Entre as medidas adotadas, está a reorganização de turmas nas unidades de ensino para uma melhor distribuição dos alunos nas instituições, resultando na inclusão de crianças que estão na fila de espera. 

Embora a princípio haja certo desconforto em uma parte da população para a realocação de uma pequena porcentagem de alunos dos Cmes para as escolas de período parcial, a SME ressalta que antes de tais decisões houve um estudo e os resultados deste estudo objetiva remanejar as crianças na faixa etária de 5 anos e, em alguns casos, se faz necessário o remanejamento das turmas de 4 anos e as medidas estão previstas para menos de um terço das instituições de Educação Infantil.

A secretaria afirmou ainda, por meio de nota enviada à redação que, de acordo com o Plano Nacional de Educação, é dever do poder público ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos em creches. Já a Proposta de Emenda à Constituição nº 59/2009 coloca o atendimento de crianças de 4 e 5 anos como parte da Educação Básica obrigatória. Os esforços da SME em realocar os alunos de pré-escola visam a ampliar a oferta de vagas para a faixa etária que apresenta a maior demanda manifesta. 

O atendimento às crianças realocadas já está previsto nas instituições com Educação Infantil mais próximas, cabe aos responsáveis somente a realização da transferência do aluno, que é feita online, por meio do Portal da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Os pais estão sendo comunicados das mudanças de forma gradativa e a vigência será para o início do ano letivo de 2019, previsto para o final de janeiro.

Salas modulares 

Em 2018, a rede municipal de educação disponibilizou 8,6 mil vagas para novos alunos na educação infantil e 11 mil para o ensino fundamental. O plano de gestão da Prefeitura de Goiânia prevê criação de vagas em todas as regiões da cidade e empenha esforços para aumentar o acesso de crianças à Educação Infantil. 

Entre as iniciativas estão: inauguração de 04 Cmeis, licitação para a continuação das obras de 8 novos Cmeis, instalação de quatro salas modulares, com 240 novas vagas. As salas têm previsão de uso de 20 anos e, neste momento.

Matrícula só até dia 30 

Esta é a última semana para matrícula de novos alunos na rede estadual de educação. O período de solicitação de vagas para novos alunos vai até a próxima sexta-feira, dia 30, pelo site: www.matricula.go.gov.br

O calendário escolar para 2019 prevê 203 dias letivos, sendo 107 no primeiro semestre e 96 no segundo. O início das aulas será no dia 21 de janeiro e o término no dia 18 de dezembro. O primeiro semestre termina no dia 28 de junho e o segundo semestre começará no dia 1º de agosto.

Fim das filas

A matrícula informatizada é para eliminar filas nas escolas, democratizar o acesso e garantir o aproveitamento total da capacidade física das Unidades Escolares. Para se inscrever é necessário inserir os dados pessoais do aluno, endereço completo, dados escolares e escolher três opções de escolas. O aluno será alocado na opção que tiver vaga ou em uma escola próxima. A confirmação da matrícula será em dezembro, de 14 a 21. Todas as unidades escolares e coordenações regionais de educação em Goiás funcionam como pontos de apoio com informações e orientações sobre o processo de matrícula. 

Veja Também