Obra pluvial no Setor Goiânia Viva altera trânsito na Capital

Considerada emergencial, obra afeta linha de ônibus e trajeto para carros

Postado em: 27-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obra pluvial no Setor Goiânia Viva altera trânsito na Capital
Considerada emergencial, obra afeta linha de ônibus e trajeto para carros

Motoristas e pedestres poderão usar rotas alternativas que dão acesso ao Goiânia Viva

Felipe André*

Na última semana a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) iniciou uma obra para ampliar o bueiro tubular na Avenida Gabriel Henrique de Araújo, no Setor Goiânia Viva, que precisou ter uma parte interditada. Para a realização da obra o trânsito da região foi alterado. Motoristas e pedestres poderão usar rotas alternativas que dão acesso ao Bairro, como a BR-060, Rua das Magnólias, Rua Padre Monte, Avenida Leste/Oeste e Avenida Tóquio. Outra opção é passando pelo Anel Viário.

Continua após a publicidade

Mesmo em final de ano, a construção será feita devida sua importância. “A área estava com risco, tinha algumas fissuras nos solos na região do bueiro no Córrego Taquaral e estava com risco de colapso. Essa é uma ação emergencial e preventiva, pode ter um pequeno transtorno agora, mas é melhor do que o desastre que poderia acontecer e que iria durar por mais tempo. A água nesse período de chuva já atingiu até três metros na pista de alagamento, parte mais baixa”, explicou o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan Matos.

Dolzonan explicou a obra. “Estamos retirando os três bueiros que estão lá de 1500mm, está todo fissurado e deformado, perdeu até o formato circular. Vamos colocar nove bueiros, todos de concreto, além disso vamos fazer ao lado dos bueiros as cortinas de prevenções de até cinco metros de altura, vai ser uma solução definitiva”.

“A comunidade reclama que já fizeram três intervenções e não resolveu nada, temos que fazer um serviço para não ter problema no futuro. Definimos um prazo de 40 até 60 dias, que é bastante razoável”, explicou Dolzonan. Entretanto o tempo pode variar, segundo o secretário, o prazo pode ser reduzido para até 30 dias, tudo irá depender do andamento das obras, além de ser necessário uma ajuda de São Pedro em relação às chuvas.

Alterações

As obras ocorrem na ponte sobre o Córrego Taquaral. A via é muito utilizada por quem segue da BR-060 para setores como João Braz, Lorena Park e Bairro Goiá. A construção será de um novo bueiro celular triplo. O equipamento tem o objetivo de aumentar a vasão do Córrego Taquaral, diminuindo os impactos das fortes chuvas e evitando ao mesmo tempo a formação de erosões no local. 

De acordo com a secretaria, o reparo irá evitar que o problema se repita, “diminuindo os impactos das fortes chuvas e evitando ao mesmo tempo a formação de erosões”.

Duas linhas de ônibus sofreram alterações devido as obras. O 932 (T. Vera Cruz / T. Gyn Viva / T. Bandeiras) e 614 (Direto / T. Gyn Viva / T. Bandeiras) os trajetos agora passam pelo Bairro Goiá no sentido Terminal Goiânia Viva. Durante a interdição da ponte os Pontos de Embarque e Desembarque (PED) 2829, 2954, 2828, 2818, 2827, 2819, 2820 e 2817 ficarão temporariamente sem atendimento. (Felipe André é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

Veja Também