Ataques a carros-fortes são em regiões aleatórias de Goiás

SSP garante que tem parcerias com outros estados para que os roubos diminuam em Goiás

Postado em: 28-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ataques a carros-fortes são em regiões aleatórias de Goiás
SSP garante que tem parcerias com outros estados para que os roubos diminuam em Goiás

Thiago Costa 

Seis roubos contra veículos de transportes de valores em Goiás foram registrados neste ano. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os roubos aconteceram entre os meses de janeiro a outubro de 2018. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de apenas um roubo. Em 2017 foram registrados sete assaltos a carros-fortes em todo o estado. Uma queda de 14,28% a carros-fortes roubados até o mês de outubro deste ano. 

Continua após a publicidade

Neste ano os roubos ocorreram em Goiânia, Anápolis, Cristalina, Guapó, Montes Claros de Goiás e Porangatu. O mês que mais registrou ocorrências do crime foi fevereiro, quando, em menos de 30 dias foram registradas duas ocorrências.

No início desta semana uma ação dos criminosos explodiu um carro-forte na BR-040, no município de Cristalina, a 288 quilômetros da Capital. Um trabalho integrado entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, incluindo uma aeronave, deu início para a procura dos assaltantes, que teve como sentido o Estado de Minas Gerais. 

Nesta ação que teve como armamento fuzis e pistolas, com duração de aproximadamente 15 minutos, criminosos fugiram em pelo menos três carros, de acordo com testemunhas. “Senhores, estouro de carro forte na BR-040”, anunciou um policial militar goiano aos colegas por meio de um aplicativo de mensagens. 

Em julho deste ano a Polícia Civil, por meio do Grupo Antirroubo a Banco prendeu em Goiás José Wilson Pereira Júnior, acusado de ser um líder de assaltos a carros-fortes em Goiás e no Pará. Contra o preso, havia cinco mandados de prisão nos estados de Goiás, Pará e onde José Wilson estava foragido da justiça, do presídio de Pedrinhas, no Maranhão.

Em nota, o Secretário de Segurança Pública Irapuan Costa Júnior destacou os esforços do órgão para diminuir as estatísticas em Goiás. “Nossas forças policiais atuam diariamente de forma integrada para reduzir ainda mais os assaltos a veículos de transporte de valores. É um trabalho de repressão, mas também de prevenção. Conseguimos evitar diversos ataques. Destaco, ainda, que, somente neste ano, mais de 25 quadrilhas especializadas neste tipo de crime foram desarticuladas. Além da integração entre as forças de segurança de Goiás, também atuamos de forma conjunta com as polícias de outros estados”, disse.

Mortes

Uma das ações dos criminosos em Goiás que teve repercussão nacional aconteceu em 2014, no município de Morrinhos, no sul de Goiás, na BR-153, a 132 quilômetros de Goiânia e resultou em três vigilantes mortos e dois carros-fortes roubados. Um grupo de 10 assaltantes fez o bloqueio com um caminhão atravessado na pista para que os veículos parassem e, assim, impossibilitasse a fuga dos vigilantes. Os criminosos montaram os explosivos e arrombaram dois veículos, mas a intenção do grupo era concretizar o terceiro roubo na mesma ação, mas os explosivos falharam.   

Veja Também