73 toneladas de fios são recolhidos pelo Programa Cidade Segura

Objetivo é identificar, regularizar e remover a fiação desnecessária ou obsoleta dos postes da região central

Postado em: 11-05-2024 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: 73 toneladas de fios são recolhidos pelo Programa Cidade Segura
A operação entrou em sua fase seguinte e já conseguiu recolher toneladas de cabos excedentes e pendurados em postes da cidade de Goiânia | Foto: Divulgação/Secom

Thais Teixeira

A gestão municipal de Goiânia está promovendo o Programa Cidade Segura, com foco nas atividades desenvolvidas no Setor Central da cidade. Em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Equatorial e empresas de telecomunicações, o objetivo é identificar, regularizar e remover a fiação desnecessária ou obsoleta dos postes da região central.

Até o momento, mais de 73 toneladas de fiação excedente já foram retiradas, e agora o programa está concentrado no Programa Centraliza, que busca revitalizar o Centro da capital. Já foram realizadas intervenções do Programa Segurança Urbana em mais de metade do Centro da cidade, incluindo uma parte da Região da 44. 

Continua após a publicidade

O bairro foi dividido em cinco áreas, onde equipes de empresas parceiras atuam diariamente desde o começo de março. Segundo os responsáveis pela execução, as operações são suspensas apenas em dias chuvosos para garantir a segurança dos trabalhadores e a efetividade das ações.

O excesso de fiação retirado é coletado e guardado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que esta semana, devido à grande quantidade de material, fez a pesagem e a distribuição do material entre as cooperativas de reciclagem cadastradas na prefeitura. Essas cooperativas são responsáveis por fazer o descarte adequado para reutilização.

A remoção de fios excedentes não só assegura a segurança da comunidade, mas também colabora para a beleza das áreas urbanas e a preservação ambiental. Essas ações, que já foram realizadas no Setor Sul, fazem parte da segunda fase do projeto, que teve início em bairros como Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União e Vila Mutirão I e II.

Veja Também