Cais Vila Nova ganha enfermaria pediátrica e UTI após revitalização

Além do Cais Deputado João Natal, outras 65 unidades de saúde já passaram por manutenções desde 2020

Postado em: 11-05-2024 às 12h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Cais Vila Nova ganha enfermaria pediátrica e UTI após revitalização
Unidade de Saúde do SUS foi ampliada para melhorar atendimento à população e as condições de trabalho dos servidores | Foto: Divulgação/SMS

Após passar por revitalização, o  Centros de Atenção Integrada à Saúde – Cais Deputado João Natal -, do Setor Vila Nova, foi inaugurado nesta quinta-feira (9). Com a mudança, a unidade de saúde fundada há 15 anos, ganhou enfermaria pediátrica com cama e quatro berços, e ampliação da sala de reanimação.

Desde a sua fundação, o Cais nunca tinha passado por uma revitalização completa, segundo a Prefeitura de Goiânia. Dentre os outros serviços realizados estão instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes, troca de cadeiras e longarinas na recepção, impermeabilização de toda a laje, recuperação do telhado, revisão nas redes elétrica e hidráulica, troca de portas, pintura geral, instalação de bancadas e cortinas na sala de estabilização e instalação de gases medicinais. 

Além do Cais Deputado João Natal, outras 65 unidades de saúde já passaram por manutenções desde 2020. Outras nove obras em andamento. A prefeitura informou ainda que esta semana iniciam as obras de revitalização do Ciams Novo Horizonte e outras unidades passarão por melhorias.

Continua após a publicidade

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) declarou: “estamos fazendo algo que nenhum gestor fez antes, boa parte das unidades estava com problemas estruturais há anos e estamos resolvendo tudo”.

Wilson Pollara, secretário municipal de Saúde, disse que se trata da entrega de uma obra importante para a população. Sobre a ampliação da unidade, ele destacou os leitos de pediatria, que são fundamentais diante do surgimento de infecções respiratórias em decorrência do tempo seco, assim como a sala vermelha que tem todos os aparelhos de UTI, que agora podem acolher pacientes em estado de saúde mais grave. 

Pollara salienta ainda que, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, fez uma pesquisa sobre as principais dificuldades nas unidades de saúde do município e a resposta, em sua maioria, é de que há demora no atendimento. “Ninguém está preocupado com o resultado que estamos tendo. Estamos operando e cuidando de muitas pessoas, que fazem os exames na hora”, afirma, ao destacar que não têm mais filas para cirurgias, nem para exames de imagem e de laboratório.

O coordenador do Cais, Willian Serone, também falou sobre a reforma da unidade, depois de 15 anos sem nenhuma intervenção em sua estrutura física. “Hoje temos uma sala vermelha nos moldes de uma UTI, sala de pediatria e de ortopedia, que atende pacientes de Goiânia. Por isso, meus agradecimentos. Estamos aqui para atender a todos, em nome dos servidores”, comemora Serone.

Veja Também