Destruição nas lavouras no Rio Grande do Sul pode afetar os preços do óleo e das carnes de frango e porco

De acordo com  a consultorias do setor, a estimativa da perda de sorja no pé varia entre 2,5 e 5 milhões de toneladas.

Postado em: 13-05-2024 às 11h03
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Destruição nas lavouras no Rio Grande do Sul pode afetar os preços do óleo e das carnes de frango e porco
A previsão era de que o estado colhesse aproximadamente 20 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento | Foto: Jaelson Lucas/AEN

A destruição das lavouras de soja no Rio Grande do Sul (RS) pode acabar elevando os preços do óleo, carnes de frango e porco. Isso pode acontecer, pois o farelo do grão é a principal base proteica da ração dos animais.

O RS é o segundo maior produtor da leguminosa do Brasil e, no 1º trimestre, foi o estado foi o responsável por manter em alta os níveis d e exportação, após a seca enfrentada pelo Centro-Oeste.

Segundo Matheus Pereira, da consultoria Pátria Agronegócios, que presta serviços à Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), antes das fortes chuvas atingirem o RS, ainda faltava o estado colher cerca de 30% da safra. 

Continua após a publicidade

A previsão era de que o estado colhesse aproximadamente 20 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com  a consultorias do setor, a estimativa da perda de sorja no pé varia entre 2,5 e 5 milhões de toneladas.

Na última quinta-feira (9), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou um aumento de 100 mil toneladas na estimativa da safra de soja do país. Segundo o levantamento da semana passada, sem considerar as eventuais perdas nas lavouras gaúchas, a safra nacional está estimada em 153,9 milhões de toneladas.

A queda de exportação após a perda no RS pode acabar gerando uma disputa pela soja como matéria-prima, isso pode acabar reforçando a tendência de alta dos preços da leguminosa.

Veja Também