Programa Registre-se! facilita acesso a emissão de documentos gratuitos em Goiânia

O evento visa atender diversas camadas da população, promovendo acesso a serviços essenciais

Postado em: 13-05-2024 às 12h31
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa Registre-se! facilita acesso a emissão de documentos gratuitos em Goiânia
Em Goiânia, o atendimento será direcionado às pessoas em situação de rua, realizado no Centro Pop Goiânia, desta segunda-feira até a sexta-feira (17) | Foto: Alexandre Paes/ O HOJE

A segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil em Goiás, conhecida como ‘Registre-se!’, terá início nesta segunda-feira (13), marcando uma das maiores ações sociais do país. Sob a coordenação do desembargador Leandro Crispim, corregedor-geral da Justiça de Goiás, e da juíza auxiliar Soraya Fagury Brito, o evento visa atender diversas camadas da população, promovendo acesso a serviços essenciais.

Em Goiânia, a capital do Estado, o atendimento será direcionado às pessoas em situação de rua, realizado no Centro Pop Goiânia, desta segunda-feira até a sexta-feira (17). De forma especial, a comunidade indígena karajá será atendida na comarca de Aruanã, nesta quarta (15) e quinta-feira (16). Além disso, a população carcerária receberá atenção especial, sob a supervisão da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

Durante o Registre-se!, serão disponibilizados serviços fundamentais, incluindo a emissão de certidões de nascimento, CPF, Identidade Nacional e ID Jovem, um documento virtual gratuito que concede acesso a diversos benefícios para jovens de baixa renda. Também haverá distribuição de roupas e sapatos arrecadados pela Corregedoria, visando proporcionar um suporte mais amplo àqueles que buscam assistência.

Continua após a publicidade

A equipe do Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, estará presente para oferecer orientações sobre questões relacionadas à paternidade.

O Registre-se! segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), priorizando nesta edição a população em situação de rua, a comunidade indígena e a população carcerária, visando garantir a inclusão e o acesso aos direitos civis a todos os segmentos da sociedade.

O Registre-se! faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça, sob a gestão do ministro Luis Felipe Salomão, através do Provimento nº 140/2023.

Veja Também