Fica 2024 bate recorde de filmes inscritos

O Fica 2024 vai oferecer uma programação gratuita, composta por mostras competitivas, debates com renomados nomes do cinema nacional e internacional

Postado em: 15-05-2024 às 11h46
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Fica 2024 bate recorde de filmes inscritos
A nova sala abrigará a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, uma das novas mostras competitivas do festival | Foto: Foto: Radis/Fiocruz

A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) recebeu inscrições de mais de 1 mil filmes, provenientes de 77 países distintos, dobrando o número em comparação a 2023 e estabelecendo um novo recorde de participação. Uma das novidades marcantes desta 25ª edição é a inclusão de duas salas de cinema.

A segunda sala do festival é fruto de uma parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e será instalada no edifício nº 01 do Largo do Rosário, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário. Essa sala, totalmente adaptada para exibições de filmes, representa uma iniciativa para expandir as atividades do festival para além das fronteiras do Cine Teatro São Joaquim.

A nova sala abrigará a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, uma das novas mostras competitivas do festival, além de exposições de instituições parceiras, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e embaixadas, entre outras que continuam sendo finalizadas.

Continua após a publicidade

O Fica 2024 vai oferecer uma programação gratuita, composta por mostras competitivas, debates com renomados nomes do cinema nacional e internacional, atividades ambientais e atrações culturais.

O festival está previsto para ocorrer entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade de Goiás. O evento será promovido pelo Governo de Goiás, junto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em colaboração com a Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

Além disso, o evento conta com o apoio do programa Goiás Social, das secretarias de Estado da Retomada, de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Neste ano, o festival também receberá o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Veja Também