Ferramenta permite que população acompanhe a qualidade da água

O sistema reúne dados fornecidos pela Saneago, que serão atualizados trimestralmente e informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano

Postado em: 01-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ferramenta permite que população acompanhe a qualidade da água
O sistema reúne dados fornecidos pela Saneago, que serão atualizados trimestralmente e informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano

A novidade possibilita saber a quantidade de cloro, se há bactérias e até em relação à cor da água

Nesta semana foi lançando a ferramenta Poseidon, que vai permitir ao cidadão goiano acompanhar a qualidade da água em qualquer um dos 225 municípios atendidos pela Saneago em Goiás. A novidade apresenta dados sobre a quantidade de cloro, flúor, turbidez, cor, pH e da bactéria Escherichia coli. A ferramenta interativa desenvolvida pela área de tecnologia do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde.

O sistema reúne dados fornecidos pela Saneago, que serão atualizados trimestralmente e informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da gua para Consumo Humano, o Sisagua, que serão atualizados mensalmente. Em relação às inconformidades que podem ser eventualmente encontradas, as denúncias poderão ser feitas mediante os canais de atendimento ao consumidor da Saneago e da Vigilância Sanitária, assim como nas promotorias de Justiça de todo Estado.

Continua após a publicidade

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Rômulo Corrêa de Paula, é uma importante forma de os consumidores exercerem o controle social sobre a qualidade da água potável fornecida, assim como para a imprensa, para instruir a apuração de denúncias que são apresentadas de forma recorrente, assim como para a atuação dos promotores de Justiça em todo Estado. 

A ferramenta foi feita para ser acessível e entendida por toda a população. Os gráficos são representados por cores e ficou definido assim: verde significa coisas boas, amarelo é intermediário e vermelho é ruim, facilitando para o cidadão. O sistema Poseidon pode ser acessado através do site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES).

A plataforma, que funciona por georreferenciamento, foi apresentada pelo técnico Diogo Leal, do Conecta SUS, que esclareceu a forma de acesso aos dados. Ele explicou que, além dos dados fornecidos pela Saneago, o sistema traz também informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da gua para Consumo Humano (Sisagua), cuja responsabilidade de levantamento é das vigilâncias municipais. De acordo com Marcello Rosa, da Vigilância em Saúde de Goiás, e Carlos Roberto Santos, da Ferência de Qualidade da Saneago, trata-se de um sistema inovador e pioneiro em todo País. (Felipe André é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

Veja Também