Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Atletas de Anápolis se destacam e conquistam medalhas

Neste sábado atletas viajarão para o Peru para disputar a edição internacional dos Jogos Escolares

Postado em: 01-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atletas de Anápolis se destacam e conquistam medalhas
Neste sábado atletas viajarão para o Peru para disputar a edição internacional dos Jogos Escolares

Matheus e Gabriel viajam neste fim de semana para o Peru para disputar os Jogos Escolares

Felipe André*

Atletas do projeto Zatopek e Esporte em Ação, da Prefeitura de Anápolis, vêm se destacando em competições nacionais e internacionais. Matheus Pereira, 17 anos, e Gabriel Douglas (Fisiofort), 14 anos, – que neste sábado viajarão para o Peru para disputar a edição internacional dos Jogos Escolares – participaram de Jogos Escolares na última semana e conquistaram medalhas.

Continua após a publicidade

Gabriel conquistou a medalha de ouro, nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Natal (RN) e se tornou bicampeão brasileiro de atletismo escolar na prova de mil metros rasos, com o tempo de 2 minutos e 41 segundos. “Eu treinei muito o ano todo, senti muitas dores, mas valeu a pena. Consegui trazer a medalha para Anápolis. Com o destaque, o jovem foi convocado para a Seleção Brasileira de Atletismo para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americano, que acontece entre os dias um e nove de dezembro em Arequina, no Peru.

Matheus, o mais velho da dupla, disputou pela quinta vez os Jogos Paralimpícos Escolares, que aconteceu em São Paulo neste ano. Ele conquistou as medalhas de ouro no salto em distância, prata nos 100 metros e bronze nos 400 metros. “Foi emocionante. Eram mais de dois mil atletas competindo, por isso eu sempre busco dar o meu melhor.

Ele nasceu com uma deficiência e há cinco anos, quando começou a treinar, mal conseguia andar, mas atualmente é destaque em competições nacionais de atletismo. “Hoje vejo o esporte como o meu trabalho. O atletismo melhorou muito a minha vida, revelou o jovem que a partir de agora treinará com o foco nos Jogos Paralímpicos de Verão, que acontece em Tóquio, no Japão, em 2020.

O professor do projeto Zatopek, Gislei Peimentel, conta que o treinamento é voltado para formar atletas de alto padrão. “Nosso alunos são considerados os melhores do Estado. Aqui o treinamento é focado para o alto rendimento deles. Pegamos as crianças que vamos moldando, até chegar naquela idade, como o Gabriel e o Matheus, que começam a ter um ótimo desenvolvimento em nível de rendimento, explicou.

Atletas Paralímpicos

Além de Matheus, quatro atletas paralímpicos de Anápolis disputaram os Jogos Paralímpicos Escolares e conquistaram medalhas, sendo uma aluna de atletismo e três de natação, que participam das aulas para pessoas com deficiência física e intelectual do programa Esporte em Ação, oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte.

Ranielle Alves Batista (atletismo), conquistou a medalha de prata no arremesso de peso e também no arremesso de pelota. Alan Wallison (natação) foi o grande vencedor e conquistou o ouro em duas provas, nos 25 metros livres e 25 metros peito.

Gabriel de Oliveira Reis (natação) ficou com a medalha de bronze nos 100 metros peito e terminou os 100 metros livro em 7º lugar. Gabriel Zafra Lima (natação) conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 25 metros costas e 25 metros livre.

A professora do programa Esporte em Ação, Silvana Pacheco, contou que os jovens têm enorme satisfação em participar de grandes competições como essas, porque se sentem inseridos na comunidade. “Não é o caso de todos, mas sabemos que muitos se sentem alheios a questões esportivas. Alguns não se sentem à vontade, seguros, porque acham que não tem a bagagem necessária para desenvolver o trabalho. Mas, em minha opinião, essas bagagens só são adquiridas quando entramos no mercado e começamos a trabalhar nele. Como sempre, em tudo na vida, é uma via de mão dupla. (Felipe André é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também