Passagens de ônibus com pagamento em dinheiro começa a ser extinto no DF

Os pontos de acesso ao cartão serão ampliados para facilitar o seu uso

Postado em: 16-05-2024 às 11h45
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Passagens de ônibus com pagamento em dinheiro começa a ser extinto no DF
Mudança será implementada de forma gradual | Foto: Ana Maria da Silva/Esp. CB/D.A Press

A partir de 1º de julho, a maioria dos ônibus do Distrito Federal não aceitará mais pagamentos em dinheiro, conforme estabelecido em uma portaria publicada nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Segundo o documento assinado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob), agora as passagens serão pagas apenas utilizando o cartão Mobilidade, cartões de crédito e débito, além do QR Code (via Pix). A Semob irá informar quais linhas ainda aceitarão pagamento em dinheiro.

Essa medida já havia sido anunciada pelo secretário Zeno Gonçalves na semana passada. Ele explicou que a mudança será implementada de forma gradual, visando aumentar a segurança para passageiros, motoristas e cobradores, além de evitar filas por troco.

Para facilitar a transição, a Semob fará uma campanha educativa explicando o processo e os benefícios de aderir ao cartão Mobilidade. Atualmente, o pagamento por cartão bancário já é aceito em 134 ônibus da Viação Marechal.

Continua após a publicidade

Gonçalves também destacou que o sistema BRT está preparado para essa mudança. Inicialmente, os pagamentos com cartão de débito e crédito não terão direito à integração, por isso a campanha visa incentivar todos os usuários do transporte público a adquirirem o cartão Mobilidade. Os pontos de acesso ao cartão serão ampliados para facilitar o seu uso.

É importante notar que em 8 de abril, o Brasil registrou um recorde de transações por Pix, com 201,6 milhões de transações em um único dia, demonstrando a forte adesão das pessoas e empresas a esse meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020.

Veja Também