Emater ganha novo complexo para pesquisas com laboratórios

Complexo de laboratórios custou R$ 4,5 milhões e foi construído em 15 meses

Postado em: 04-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Emater ganha novo complexo para pesquisas com laboratórios
Complexo de laboratórios custou R$ 4,5 milhões e foi construído em 15 meses

Serão desenvolvidas tecnologias para apresentar soluções práticas e diretas para problemas enfrentados pelos produtores rurais de Goiás

Thiago Costa

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) ganhou um novo complexo para pesquisas com quatro laboratórios e uma agroindústria, afim de proporcionar um ambiente para que as pesquisas sobre agronegócio no estado de Goiás tenha seus resultados com mais agilidade, diminuindo o tempo de uma pesquisa de 10 a 11 anos para apenas 5 anos.

Continua após a publicidade

O evento de inauguração foi realizado no setor Chácaras Califórnia, ao lado do Campus II da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde está situado o complexo. 

A estrutura é composta por unidades destinadas a estudos nas áreas de Entomologia e Controle Biológico; Fitopatologia e Sementes; Solos e Resíduos; e Cultura de Tecidos, Biofábrica e Biotecnologia. O complexo conta ainda com uma agroindústria de alimentos para desenvolvimento de projetos da área social. 

Nas unidades, serão desenvolvidas tecnologias que têm como objetivo apresentar soluções práticas e diretas para problemas reais enfrentados pelos produtores rurais do Estado. “O objetivo é que os laboratórios sejam espaços para desenvolvimento de tecnologias que os técnicos irão levar para o produtor e adaptar às propriedades rurais”, declarou a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso.

Além do desenvolvimento de pesquisa, as unidades laboratoriais prestarão serviços como análise de solo, fornecimento de mudas livres de doenças e identificação de pragas aos produtores goianos. “Os estudos e análises permitirão que o produtor possa ter um direcionamento para controle de doenças e cuidados com sua lavoura”, declarou Del Peloso

De acordo com a Gerente de Pesquisa Agropecuária, Cláudia Barbosa Pimenta, o novo local significa para o meio rural mais desenvolvimento, resultando em mais estrutura, garantia e continuidade das pesquisas, desde os estudos básicos e aplicados. A nova estrutura levará, diretamente, melhores resultados para o produtor rural. 

Funcionários 

Ainda de acordo com Cláudia, foi encaminhada ao governo do Estado a importância de que haja concurso para a contratação de novos pesquisadores, doutores e profissionais, que poderá acontecer em 2019. A gerente informa ainda que a unidade tem parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e, além dessa parceria, busca outras para que estudantes cooperem, por meio de estágio na unidade, para que o campo de pesquisa tenha muito mais contribuição.

“O trabalho de cultura de pesquisa teve uma diminuída durante a construção, mas mesmo assim conseguimos realizar mais de 26 projetos, nos quais se encontram em andamento. Os laboratórios já estão completamente equipados com o que há de mais moderno para que as pesquisas sejam realizadas e que os resultados sejam sentidos mais rápido pelo produtor rural”, disse Claudia ao comentar sobre o impacto positivo que a nova unidade proporcionará ao produtor rural. 

Veja Também