Tarifa Social de Energia: Saiba como se cadastrar em terminais

A ação visa alcançar cerca de 400 mil famílias em Goiânia e na Região Metropolitana que estão aptas a receber o benefício

Postado em: 21-05-2024 às 12h42
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Tarifa Social de Energia: Saiba como se cadastrar em terminais
A ação visa alcançar cerca de 400 mil famílias em Goiânia e na Região Metropolitana que estão aptas a receber o benefício, que oferece descontos de até 65% na conta de luz | Foto: Equatorial Goiás

Em uma iniciativa conjunta para garantir o acesso à energia elétrica com tarifas mais justas, a Equatorial Goiás e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) iniciaram, na última segunda-feira (20), uma força-tarefa de cadastramento de famílias no programa Tarifa Social. A ação visa alcançar cerca de 400 mil famílias em Goiânia e na Região Metropolitana que estão aptas a receber o benefício, que oferece descontos de até 65% na conta de luz.

Abrangendo 19 terminais, a iniciativa busca facilitar o acesso ao benefício para a população. No Terminal Isidória, por exemplo, os atendimentos se estendem até o dia 31 de maio, das 13h às 19h. O cadastramento é realizado por ordem de chegada e os interessados devem apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 18 postos serão abertos em terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que todos os 400 mil beneficiários sejam atendidos.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa do Governo Federal que garante descontos na conta de luz para famílias de baixa renda. Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e atender a um dos seguintes critérios:

Continua após a publicidade

  • Renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo: Famílias inscritas no CadÚnico e que se enquadram nesse critério são automaticamente elegíveis para a Tarifa Social.
  • Quilombolas e indígenas: Comunidades quilombolas e indígenas também podem ter acesso ao benefício, independentemente da renda familiar.
  • Benefício da Prestação Continuada (BPC): Pessoas que recebem o BPC também estão aptas a receber o desconto na conta de luz.
  • Renda familiar mensal de até três salários-mínimos com membros que necessitam de aparelhos elétricos: Famílias com renda familiar mensal de até três salários-mínimos que possuem membros com doenças ou patologias que exigem o uso contínuo de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio também podem solicitar o benefício.

Os descontos na conta de luz podem chegar até 65% e representam um importante auxílio no orçamento de muitas famílias goianas. Atualmente, mais de 510 mil moradores do estado já estão cadastrados na Tarifa Social e aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra no final do mês.

“A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”, destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão. O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-los.

Veja Também