Prefeitura toma medidas para acompanhar a vazão do Rio Meia Ponte durante a estiagem

Plano deve incluir visitas periódicas à captação do Rio Meia Ponte e análises dos dados obtidos na sala de situação.

Postado em: 23-05-2024 às 20h24
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura toma medidas para acompanhar a vazão do Rio Meia Ponte durante a estiagem
Acompanhamento irá verificar a vazão e permitir que medidas possam ser adotadas com antecedência para evitar o desabastecimento | Foto: Divulgação/AR

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Regulação (AR), em conjunto com a Agência Goiana de Regulação (AGR), está intensificando o monitoramento da vazão do Rio Meia Ponte no início do período de estiagem. Nesta quinta-feira (23), gestores da AR e da AGR realizaram uma visita à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Meia Ponte para verificar a situação do manancial.

Com o objetivo de garantir o abastecimento de água para a população durante a estiagem, as agências definirão um plano de ações nos próximos dias. O plano deve incluir visitas periódicas à captação do Rio Meia Ponte e análises dos dados obtidos na sala de situação.

Durante a visita, as equipes conheceram a estrutura da ETA e do laboratório de análise da qualidade da água, além de verificarem a galeria dos filtros e a infraestrutura para o tratamento da água. As agências também acompanharam o monitoramento dos dados do sistema Meia Ponte na sala de situação da Saneago e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Continua após a publicidade

Com base nas informações coletadas durante a visita, a AR e a AGR definirão um plano de ações para acompanhar a vazão do Rio Meia Ponte nos próximos meses. O plano poderá incluir visitas periódicas à ETA, análises dos dados de monitoramento e a realização de campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.

Veja Também