Jornada da Cidadania oferece serviços gratuitos para a população

O evento organizado pela PUC Goiás segue até esta sexta-feira no centro de convenções do Campus II

Postado em: 24-05-2024 às 12h00
Por: Thais Cristina Teixeira
Imagem Ilustrando a Notícia: Jornada da Cidadania oferece serviços gratuitos para a população
Os atendimentos do INSS, saúde, beleza e educação estão sendo realizados até as 18h | Foto: Leandro Braz/O HOJE

Em 2024, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás está realizando, até esta sexta-feira (24) a 7ª edição da Jornada da Cidadania, que oferece diversos serviços gratuitamente para a população. O evento que começou ontem (23) acontece no Centro de Convenções do Câmpus ll da PUC Goiás, unindo os professores, universitários e parceiros. 

A jornada tem o objetivo de aproximar a população atendendo reivindicações de moradores de Goiânia e Aparecida de Goiânia, estima-se que nos dois dias de eventos cerca de 100 mil pessoas vão ser atendidas, a ação mobiliza tanto a comunidade acadêmica quanto parceiros.

Na área da saúde vão ser prestados serviços como exames para diagnósticos e prevenção, conscientização sobre os malefícios do uso de vape, orientação de uso de cosméticos e protetor solar, orientação de como higienizar as mãos corretamente, salas de vacinação, orientação sobre a doação de órgãos, além de atendimentos nutricionais e psicológicos.

Continua após a publicidade

A Estação Jurídica integra os serviços oferecidos. O espaço estabelecido para suporte jurídico está integrado com diversas mesas de atendimento, além de salas exclusivas para realização de audiências, contando, inclusive, com juízes de prontidão.

“A Estação Jurídica atende a toda a comunidade goiana com o atendimento jurídico na área cível, previdenciária e trabalhista e também realizamos audiências de conciliação, em especial, na área de família.” A afirmação é da coordenadora do curso de Direito da PUC Goiás, Larissa Machado Elias 

Os parceiros variam entre governamentais e não governamentais. Serão oferecidos, minicursos e palestras dos órgãos Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA GO), Polícia Militar (PM), Batalhão Militar (BM), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Junta Comercial do estado de Goiás (JUCEG), MOTRIS, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Secretaria Municipal de desenvolvimento Social (SEMAS), Sistema Nacional de Emprego (SINE), Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME) e Sebrae.

Já a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) tem a função de orientar o consumidor sobre produtos importados e exportados. A coordenadora da Estação, professora Luçany Bueno, destaca a importância dos serviços oferecidos: “É muita procura pela estação. Em algumas palestras há sorteios de brindes, isso acaba também atraindo o pessoal, mas há também um grande aprendizado em relação à experiência trazida por cada palestrante.

O Memorial do Cerrado também está aberto para visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre a cultura e as riquezas do estado de Goiás. Dentre as inúmeras apresentações e oficinas, José Rubens destaca o Museu da História Natural como uma das opções mais atrativas para quem passa pelo evento. “Dentro do museu, nós temos hoje uma exposição dos povos originários, que é interessantíssima para que as pessoas conheçam a cultura que o nosso povo do Cerrado tem”, conta o pesquisador.

Veja Também