Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Jiboia é encontrada dentro de banheiro em Goiatuba

A serpente, que não apresentava ferimentos, foi resgatada e devolvida à natureza

Postado em: 24-05-2024 às 10h24
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Jiboia é encontrada dentro de banheiro em Goiatuba
A serpente, que não apresentava ferimentos, foi resgatada e devolvida à natureza | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Goiás

Uma cena inusitada aconteceu em uma casa em reforma na cidade de Goiatuba, no sul de Goiás. Na manhã da última quinta-feira (23), trabalhadores se depararam com uma jiboia de 1,5 metro saindo do ralo do banheiro. A serpente, que não apresentava ferimentos, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e devolvida à natureza.

Ao serem acionados, os bombeiros se deslocaram para o local, munidos de pinças específicas para captura de serpentes. Com cuidado, a jiboia foi retirada do imóvel e transportada para uma área verde distante da região urbana, onde pôde retornar ao seu habitat natural em segurança.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a casa onde o animal foi encontrado estava em processo de reforma e não era habitada no momento. O chamado à corporação foi feito pelos profissionais que trabalhavam no local.

Continua após a publicidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca que as jiboias são serpentes de médio a grande porte, podendo chegar a até quatro metros de comprimento. Apesar de seu tamanho impressionante, elas são consideradas pacíficas, não sendo venenosas e não atacando o homem. Na verdade, essas serpentes desempenham um papel importante no controle de populações de roedores, auxiliando no equilíbrio do ecossistema.

Evite acidentes e proteja o meio ambiente

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta de que nunca se deve tentar capturar uma serpente, mesmo que não seja uma espécie venenosa. O manuseio inadequado desses animais pode colocar em risco tanto a pessoa que o realiza quanto a própria serpente. Em caso de encontrar uma serpente em ambiente urbano, o ideal é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, que possui profissionais treinados e equipamentos adequados para realizar o resgate e a soltura do animal em local seguro.

Veja Também