Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Comércio da 44 se prepara para aumento nas vendas de festas juninas

Os comerciantes afirmam que nessa época as vendas aumentam de 50 até 80

Postado em: 25-05-2024 às 11h30
Por: Thais Cristina Teixeira
Imagem Ilustrando a Notícia: Comércio da 44 se prepara para aumento nas vendas de festas juninas
As camisas xadrez, retalhos para colocar em calças, vestidos de chita e laços ocupam as prateleiras e araras das lojas | Foto: Leandro Braz/O HOJE

Goiás é referência no polo da moda. A região da Avenida 44, em Goiânia, recebe milhares de visitantes, gerando uma receita de milhões por ano. O balanço divulgado pela Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) mostrou que em 2023 a região recebeu mais  de 15 milhões de visitantes, gerando uma movimentação financeira de 14 bilhões de reais.

Nos corredores movimentados da 44, já é possível sentir o clima junino no ar. As lojas estão decoradas com bandeirinhas coloridas, balões e outros adereços típicos das festas juninas, enquanto os clientes circulam pelos corredores em busca dos melhores itens para suas comemorações.

Para os lojistas, as festas juninas representam uma oportunidade única de impulsionar as vendas e aumentar o faturamento. Muitos já estão se preparando há semanas, renovando o estoque e diversificando os produtos oferecidos para atender à demanda crescente.

Continua após a publicidade

“É uma época muito esperada pelos comerciantes aqui da 44. Nós nos preparamos o ano todo para esse momento e estamos confiantes de que será um sucesso”, diz Maria Lima Souto, proprietária de uma loja de artigos de festa. “Estamos com uma grande variedade de produtos juninos, desde decorações até trajes típicos e comidas tradicionais. Esperamos atender a todos os gostos e bolsos.”

Os clientes, por sua vez, estão animados com a variedade de opções disponíveis e os preços competitivos oferecidos pelos comerciantes da região. Muitos aproveitam o momento para comprar itens para decorar suas casas, preparar quitutes típicos e garantir trajes autênticos para as festividades.

“Eu sempre venho à 44 para comprar tudo o que preciso para as festas juninas”, diz João Oliveira, cliente frequente da região. “Aqui eu encontro de tudo: bandeirinhas, chapéus de palha, fogueiras decorativas, além das comidas típicas, como paçoca, pé de moleque e quentão. E o melhor de tudo são os preços, sempre mais em conta do que em outros lugares.”

Com a chegada das festas juninas, muitos vendedores aumentam as expectativas em relação às vendas. Uma delas é a Jéssica Emanuelle, que normalmente trabalha com roupas infantis e juvenis para os públicos masculinos e femininos de 1 a 16 anos, no estilo esporte fino, social e vestidos para festas de formatura, mas agora se adaptou para roupas típicas da época. 

A lojista conta que com as festas juninas as vendas aumentam em torno de 80%, e que a expectativa é muito grande e por isso ela sente a necessidade de trazer esses trajes para o público . “A nossa expectativa é muito grande nessa época e nós sentimos essa necessidade em trazer para o público Goiano e de todo o Brasil esses trajes” 

Além das vestimentas, a lojista explicou que  também vende  acessórios para compor o look como chapéus de palha, chapéus country,  gravatas cintos, laços, meia calça, e que tudo isso faz parte desse momento e que ela trabalha com tudo isso na loja, e que nesse período a loja também trabalha com vestidos juninos tamanho adulto. “nós trabalhamos com tudo isso na loja, e também nós trabalhamos nesse período com vestidos juninos tamanho adulto que tem uma procura muito grande”

O site National Geographic estima que a cultura das festas juninas juninas começaram a ser comemoradas no Brasil desde o século 16. Vestimentas como camisas xadrez e chapéu de palha são característicos  da festividade, apesar disso algumas tradições podem variar de região para região.

A comerciante Lucilânia, da loja Menina Sapeca, também localizada na 44, contou que a loja que ela possui trabalha com a moda infantil feminina, com roupas e acessórios para crianças de 0 a 8. Ela explicou que as roupas e acessórios juninos são vendidos de maio até o início de julho.

Lucilânia, divulgou que no período junino as vendas aumentam em torno de 50% em média, e que a expectativa de vendas para esse ano é de 200 vestidos e 400 acessórios como tiaras e laços para cabelo.

Outro fato esclarecido é que os acessórios, que são feitos de forma artesanal, começam a ser fabricados em março e que o estoque está quase finalizado.“Os acessórios começaram a ser fabricados em março pois são fabricados de forma artesanal e o estoque já está quase todo pronto, os vestidos além dos tradicionais de quadrilha, temos também vestidos xadrez que podem ser usados o ano inteiro e estão todos prontos”.

Veja Também