Setor Marista passa por reordenamento do trânsito em dezenas de ruas

As melhorias implantadas têm o objetivo de desafogar o trânsito na região garantindo a fluidez na mobilidade do local

Postado em: 01-06-2024 às 07h00
Por: Thais Cristina Teixeira
Imagem Ilustrando a Notícia: Setor Marista passa por reordenamento do trânsito em dezenas de ruas
Ruas recebem semáforos para controle de tráfego, sentido único de circulação e restrição de estacionamento em alguns pontos para alargamento de pista | Foto: Mapa Mobilidade

A partir da próxima segunda-feira (3), os motoristas que passarem pelo Setor Marista vão se deparar com mudanças no trânsito. Isso porque a Secretária Municipal de Mobilidade concluiu obras de melhorias viárias no setor. O reordenamento, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), tem objetivo de desafogar e gerar fluidez aos condutores que trafegam pela região, com semáforos para controle de tráfego, sentido único de circulação e restrição de estacionamento em alguns pontos para alargamento de pista.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, o Setor Marista possui alto índice de construções verticais, o que o torna adensado por veículos e pedestres, além de ser um polo gastronômico que intensifica a procura do local em horário de pico. “Os nossos engenheiros de trânsito desenvolveram essa configuração justamente para melhorar a trafegabilidade para quem passa por essas vias”, explica.

“Na Rua 141, por exemplo, implantamos restrição de estacionamento a partir da Rua 145 até o cruzamento com a Avenida 85, e com isso, conseguimos o aumento da caixa da via com três faixas de circulação. Nas Ruas 1.127, 148 e 137 também foram implantadas restrições de estacionamento em determinados pontos, como indicamos no mapa”, explica Torrubia.

Continua após a publicidade

O secretário explica que a gestão teve a iniciativa inédita de tocar nesse ponto tão sensível da nossa cidade. “O prefeito Rogério determinou que desenvolvêssemos projetos para desafogar o trânsito. É necessário um prazo para que o condutor se acostume, mas há convicção técnica. É importante dizer que esta gestão não tem compromisso com o erro e sempre temos a preocupação de avisar com antecedência pelo aplicativo Waze, que tem sido um grande parceiro da Mobilidade, para que as novas rotas sejam atualizadas”, destaca.

O estudante Luan Alves, explicou que a situação no local em em horário de pico é ruim devido à movimentação acumulada e semáforos em quase todas as esquinas “Em horário de pico é horrendo, muita movimentação acumulada, filas de carros, semáforos em quase toda esquina. Terrível”, pontuou Luan.

A estudante Mariana Naves também compartilhou que o trânsito no local é travado, principalmente depois das 18 horas e que tem muito engarrafamento e que a situação é pior para quem usa o transporte público.

“Eu trabalho no Marista, ali na Ricardo Paranhos e o trânsito da manhã só é bom antes das 8h, depois disso fica muito congestionado. A noite, depois das 18h tem muito engarrafamento, principalmente ali na 136, na 90, 85. Coisa de 1km precisar de 30 minutos. Como usuária do transporte coletivo, piorou! Porque temos que caminhar um trecho considerável até os pontos de ônibus da região que não são muitos. Os ônibus estão sempre lotados, atrasados e ficam horas no engarrafamento.”

Ainda de acordo com o secretário, assim como nas demais obras, agentes de trânsito estarão na região para orientar os condutores nos primeiros dias. “É um período educativo, por isso, não há autuação”, finaliza o titular da Mobilidade.

Veja Também