UPAVet realizou mais de 1,9 mil cirurgias de castrações de animais 

No período de janeiro a maio deste ano, mais de 5.610 consultas veterinárias e 1.254 atendimentos emergenciais foram feitos

Postado em: 04-06-2024 às 06h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: UPAVet realizou mais de 1,9 mil cirurgias de castrações de animais 
Foram realizadas 5.191 consultas em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social | Foto: Divulgação/Amma

Apenas a Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet), administrada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou 1.950 cirurgias de castrações de animais, entre janeiro e maio, na. No local também foram feitas, no período, 5.610 consultas veterinárias e 1.254 atendimentos emergenciais A UPAVet passou a realizar cirurgias de castração em 17 de abril de 2023, quando os cachorros Pingo e Panda, os primeiros, foram operados na capital. 

Apenas no ano passado, de abril a dezembro, foram registradas 3.519 cirurgias de castração. No mesmo período, a Superintendência de Bem-Estar Animal contabilizou 5.185 cirurgias, entre castrações, procedimentos cirúrgicos, ambulatoriais e cirúrgicos complexos. Além disso, foram realizadas 5.191 consultas em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para muitos tutores, a castração gratuita representou uma oportunidade valiosa. Ana Paula Mendes, tutora de dois gatos resgatados das ruas, expressou seu alívio e gratidão pelo serviço. “Eu sempre quis castrar meus gatos para evitar que eles reproduzissem, mas os custos em clínicas particulares são muito altos. A UPAVet foi uma salvação, e agora sei que meus gatos estão mais saudáveis e seguros,” comentou Ana.

Continua após a publicidade

Além da questão econômica, a conscientização sobre os benefícios da castração também mobilizou muitos tutores. Ricardo Santos, dono de um cão de grande porte, explicou que a castração é fundamental para a saúde do animal. “Eu não sabia o quanto a castração poderia melhorar a qualidade de vida do meu cachorro. Ele ficou mais tranquilo e saudável. A equipe da UPAVet foi incrível e me explicou todos os benefícios. Só tenho a agradecer,” afirmou Ricardo.

Outro ponto positivo destacado pelos tutores é o impacto na redução da população de animais abandonados. Maria das Graças Silva, que cuida de um abrigo de animais, destacou a importância da ação. “No nosso abrigo, temos muitos cães e gatos que resgatamos da rua. A castração é uma forma de evitar que o número de animais abandonados continue crescendo. A UPAVet está fazendo um trabalho essencial para nossa comunidade,” disse Maria.

O presidente da Amma, Nadim Neme explica que os resultados são frutos de muito trabalho e investimentos da Prefeitura de Goiânia. “Hoje oferecemos atendimentos com especialistas, e desde a inauguração da UPAVet, estamos aperfeiçoando com equipamentos e mão de obra especializada”, destaca Neme.

“Foi em nossa gestão que Goiânia investiu em políticas públicas para a redução da população animal com cirurgias de castração para animais de famílias de baixa renda”, afirma o prefeito Rogério, destacando que em fevereiro deste ano a UPAVet recebeu macas, focinheiras, caixa de transporte, kit reanimador, máquina de tosa, calha cirúrgica, tesouras cirúrgicas, bisturis, ultrassom dentário e outros itens.

Larissa Oliveira, que cuida de três gatos, destacou a importância da iniciativa. “Sempre me preocupei com a saúde dos meus gatos, e a castração era uma prioridade. Saber que a UPAVet oferece esse serviço gratuitamente me deixou mais tranquila. Agora meus gatos estão protegidos contra várias doenças e não corro o risco de aumentar a população de gatos de rua,” relatou Larissa.

 “Priorizar o cuidado dos pets de forma humanizada é garantir que os bichinhos tenham um futuro saudável, sem abandono, e que sejam bem cuidados pelos seus tutores e pelo poder público”, afirma o superintendente de Bem-Estar Animal da Amma, Messias Fabiano.

O atendimento na UPAVet ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrega de senhas para triagem é das 7h às 8h e das 13h às 14h. São oferecidas castração para cães e gatos e consultas com especialistas em oftalmologia, oncologia e dermatologia, além das consultas ambulatoriais.

Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do CadÚnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.

Veja Também