Fica se compromete a ficar marcado como evento carbono zero

Para promover Junho Verde, o Governo de Goiás anunciou que o festival será uma edição sustentável

Postado em: 11-06-2024 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Fica se compromete a ficar marcado como evento carbono zero
Para promover Junho Verde, o Governo de Goiás anunciou que o festival será uma edição sustentável | Foto: Divulgação/Fica

Para promover Junho Verde, mês que é debatido temas sobre a sustentabilidade e o meio ambiente, o Governo de Goiás anunciou que o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será considerado uma adição sustentável. Evento que vai de terça-feira (11) até domingo (16) na cidade de Goiás será marcado por ser um evento de carbono zero. Além disso, o evento debaterá ações de sustentabilidade que serão desenvolvidas na cidade de Goiás com o objetivo de reduzir os impactos ambientais no município. 

Uma das ações será realizada pela cooperativa de catadores de lixo da cidade, a Recicla Tudo, que vai fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos descartáveis durante o festival. Para isso, serão distribuídas 100 pares de lixeiras, com destinação para lixo orgânico e reciclável, que serão alocadas em locais estratégicos e de grande movimentação na cidade. Serão distribuídos também cinco contêineres de mil litros cada. Todo o resíduo coletado será enviado à cooperativa do município. 

Segundo uma das articuladoras da ação de coleta e reciclagem, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) do campus da Cidade de Goiás, Jaqueline Villas Boas, fala que a atividade ainda se desdobrará em mais outras duas frentes: uma da conscientização ambiental nas cooperativas e a distribuição de lixeiras nas escolas públicas do município. “Essas oficinas vão atender o público em geral que quiser participar e os estudantes das escolas do município, que vão ter a oportunidade de conhecer os cooperados, a cooperativa, como são processados os reciclados da cidade”, relata.

Continua após a publicidade

Outra ação ambiental divulgada é a recuperação e revitalização da nascente do córrego Chapéu de Padre, com limpeza, plantio de espécies nativas do Cerrado e ações de recuperação do local. De acordo com a professora da UFG, Camila Gomes Sant’Anna, o objetivo desta ação é fazer a cidade de Goiás mais verde a fim de preparar o município e os cidadãos de futuros desastres e emergências climáticas.

Veja Também