Vacinação contra raiva de herbívoros termina no próximo sábado (15), em Goiás

Agrodefesa alerta pecuaristas sobre a importância da imunização do rebanho e controle de morcegos hematófagos para evitar a disseminação da doença

Postado em: 11-06-2024 às 20h54
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinação contra raiva de herbívoros termina no próximo sábado (15), em Goiás
A imunização deve ser realizada em animais de todas as idades de espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina | Foto: Enio Tavares

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informa que o prazo para a vacinação contra a raiva de herbívoros em Goiás se encerra no próximo sábado (15). A imunização é obrigatória para animais de todas as idades das espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina nos 119 municípios do estado classificados como de alto risco para a doença. A Portaria nº 182, de 10 de abril de 2024, estabeleceu a obrigatoriedade.

José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destaca que a vacinação é crucial para controlar a raiva, uma zoonose fatal. Ele ressalta que os pecuaristas devem seguir o calendário de vacinação. A primeira etapa vai de 1º de maio a 15 de junho, e a segunda, de 1º de novembro a 15 de dezembro.

Para comprovar a vacinação, os produtores devem adquirir vacinas em revendas cadastradas e declarar até 30 de junho no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), mediante transição. O responsável legal da revenda deve fazer o controle da comercialização e do estoque das vacinas de forma informatizada no Sidago.

Continua após a publicidade

Além da vacinação, a Agrodefesa desenvolve um programa de controle da população de morcegos hematófagos, principais transmissores da raiva aos herbívoros. As atividades incluem a captura e tratamento dos morcegos com uma pasta anticoagulante, visando reduzir a população desses animais e, consequentemente, a transmissão da raiva. A escolha dos fiscais estaduais agropecuários baseia-se em notificações e fiscalizações para determinar os locais de captura.

Declaração de Rebanho

Os produtores devem também estar atentos ao prazo para a declaração de rebanho, que termina em 30 de junho. A declaração deve ser feita no Sidago, informando a quantidade de animais, mortes, nascimentos e evolução das espécies na propriedade. Neste ano, é necessário detalhar a idade dos bovinos e bubalinos de zero a 12 meses.

A Agrodefesa também elaborou um manual explicativo para emissão de declaração de rebanho e vacinação contra a raiva que pode ser acessado pelo site: https://goias.gov.br/agrodefesa/wp-content/uploads/sites/49/2024/05/Manual-Declaracao-2024_compressed.pdf.

Veja Também