Empresas goianas do ramo da construção civil adotam medidas sustentáveis

Com o objetivo de diminuir a poluição do meio ambiente a medida mais comum é a separação e destinação correta de resíduos

Postado em: 13-06-2024 às 05h00
Por: Thais Cristina Teixeira
Imagem Ilustrando a Notícia: Empresas goianas do ramo da construção civil adotam medidas sustentáveis
As empresas destacam que as medidas são importantes para garantir um futuro sustentável | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mês de junho é marcado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5. A data, implementada em 1972 pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos no meio ambiente, além de fazer um alerta sobre a importância da preservação ambiental dos recursos naturais. 

Visando um futuro mais sustentável, várias incorporadoras do ramo da construção civil em Goiânia adotaram medidas para reduzir os impactos no meio ambiente, a empresa Brasal Incorporações utiliza ação de compostagem, transformando matérias orgânicas em adubo natural. Esse adubo é utilizado na horta comunitária, que é outro projeto realizado na obra. 

A Brasal Incorporações, também realiza o programa de coleta seletiva dos resíduos gerados na obra e um ecoponto, com um programa de logística reversa, para que os moradores do entorno possam descartar os resíduos eletrônicos, plásticos e óleos para que possam ter a destinação correta. 

Continua após a publicidade

Pensando no consumo responsável da água, também foi implementada a área de lava pincel e lava rodas. Em parceria com a Sou Ambiental, também acontece o programa de educação ambiental, com uma série de palestras para todos os colaboradores.  

“Implementamos a coleta seletiva com a separação dos resíduos na origem, sinalização correta nas Centrais de Resíduos e priorizamos o reaproveitamento dos resíduos, como acontece com a madeira que são utilizados na fabricação de proteções coletivas, lixeiras, suporte de big bag e no próprio processo construtivo nas formas de lajes ou vigas. Parte dos resíduos são doados para os Agentes Ambientais que possuem interesse por coletar na obra devido a boa qualidade de separação, esses parceiros destinam para indústria de reciclagem como a Tradição Reciclagem, gerando emprego, renda, dignidade e reduzindo a extração de recursos naturais”, explica Raphael Chaul, que é engenheiro de segurança na Brasal Incorporações.   

Outra empresa goiana de construção civil que utiliza recursos de sustentabilidade é  a Consciente Construtora e Incorporadora, a corporação explicou que dentre as medidas adotadas nas obras para diminuir os impactos ambientais estão o uso consciente da água, a correta gestão dos resíduos e o menor uso de matéria-prima, com o intuito de prevenir desperdício e, assim, não impactar o meio ambiente.

A Consciente Construtora e Incorporadora também utiliza o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) , responsável por controlar o consumo de energia elétrica de forma responsável. O sistema possui indicadores, métricas e parâmetros para a avaliação do impacto ambiental e varia de acordo com a etapa de cada obra com metas de uso.

Substituição de copos descartáveis por copos sustentáveis, com o intuito de reduzir o consumo de plástico e diminuir os impactos que ele causa no meio ambiente,  separação de resíduos e destinação correta  é outra medida realizada.O reúso de água da chuva, com calhas mais largas nos canteiros para o reaproveitamento da água foram outras medidas adotada pela instituição.

A Souza Andrade é outra construtora que adere ações que ajudam o meio ambiente no dia a dia. A empresa faz a separação e destinação correta de resíduos, horta comunitária, monitoramento da emissão de ruído nas obras, monitoramento de fumaça preta nos equipamentos movidos a diesel, umectação das vias para reduzir a emissão de poeira e monitoramento ambiental realizado nas obras mensalmente por empresa especializada. 

Reaproveitamento de água

O reaproveitamento da água de ar-condicionado, da água de efluentes cimentícios e fornecimento de copo individual para cada trabalhador também são realizadas pela corporação.

A CMO utiliza 100% de energia de fontes renováveis. Cogitando a conservação da água, a empresa faz a reutilização de água de lavagens de aparelhos, sistemas de irrigação, além da separação e destinação de resíduos. A empresa explicou que a preferência é por conteúdos reciclados que materiais de demolição são doados. Incentivo a materiais e fornecedores locais também é utilizado para diminuir os impactos relacionados ao deslocamento e transporte.

O separamento e destinamentoo de matériais e resíduos também é feito pela EBM Desenvolvimento Imobiliário, a empresa realiza ações como  reaproveitamento de proteções de madeira de uma obra para a outra, há também a  instalação de postes e refletores solares na área comum, com uso de lâmpadas de LED nas luminárias, sistema de aquecimento a gás, pontos para recarga de veículos.

Na Terral Incorporadora são utilizados eco tapumes, que são produzidos totalmente de plástico reciclado e reaproveitável, com rápida montagem e de baixo impacto ambiental. Além do consumo de energias limpas.

“Nossa principal ambição era acomodar a equipe e receber os clientes da melhor maneira possível. Uma das características que foram levadas em consideração para o desenvolvimento do projeto foi a biofilia desses espaços, com a intenção de torná-los mais agradáveis e convidativos para todos. Então a nossa sede hoje conta com um espaço integrativo com a natureza.”

Veja Também