Polícia desarticula quadrilha especializada em estelionato automotivo

Segundo a PCGO, o grupo atuava na capital goiana e utilizava de diversas artimanhas para enganar suas vítimas

Postado em: 13-06-2024 às 14h58
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia desarticula quadrilha especializada em estelionato automotivo
Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos relacionados aos crimes e bens e valores dos investigados I Foto: Divulgação/PCGO

A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta quinta-feira (13), a Operação Mediatio, contra uma associação criminosa suspeita de praticar estelionatos sequenciais, furtos qualificados, falsificação de documentos e falsidade ideológica. A ação visava cumprir um mandado de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão. Ao todo, cinco suspeitos foram presos. Além disso, foram realizadas quebras de sigilo bancário e sequestro de bens no valor total de R$ 1,4 milhão.

Segundo a PCGO, o grupo atuava na capital goiana e utilizava de diversas artimanhas para enganar suas vítimas. Em alguns casos, os criminosos constituíam empresas de fachada para comercializar carros pertencentes a terceiros, recebendo altos valores pela compra simulada sem entregar os veículos.

Outras vezes, um dos investigados se dirigia a lojas de veículos usados, retirava o automóvel sob o pretexto de revenda e simplesmente não pagava pelo mesmo. Em esquemas mais elaborados, os suspeitos negociavam veículos de concessionárias, alegando tê-los adquirido em lote, e posteriormente os revendiam a outras pessoas.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, as vítimas eram induzidas a depositar valores diretamente nas contas das concessionárias onde os veículos se encontravam. Posteriormente, os criminosos afirmavam ter encontrado compradores e solicitavam a assinatura de termos de autorização de retirada dos veículos. Com os carros em mãos, os suspeitos os revendiam sem repassar os valores às vítimas.

A investigação também apurou que ao menos um veículo foi furtado do pátio de uma concessionária em Goiânia com a ajuda de um ex-funcionário. O carro foi posteriormente vendido a um terceiro sem a entrega da documentação veicular.

Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos relacionados aos crimes e bens e valores dos investigados. As apurações continuam com o intuito de identificar outros envolvidos, localizar novas vítimas e determinar o real alcance dos danos causados.

As investigações, que se iniciaram há alguns meses, apontaram para a prática de estelionatos sequenciais (art. 171 c/c art. 69 do CP), furto qualificado (art. 155, § 4, II do CP), falsificação de documento particular (art. 298 do CP) e falsidade ideológica (art. 299 do CP), em contexto de associação criminosa (art. 288 do CP).

Veja Também