Goiás apresenta 2º maior crescimento do turismo no Brasil

Pesquisa de Serviços do IBGE aponta que houve um crescimento de 5,7% da receita dos serviços que incorporam a atividade turística entre os meses de março e abril de 2024

Postado em: 14-06-2024 às 05h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás apresenta 2º maior crescimento do turismo no Brasil
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos grandes apelos do turismo de Goiás (Foto: divulgação/Goiás Turismo)

Goiás é o Estado com o 2º maior aumento nos serviços de turismo no Brasil, como consta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da Pesquisa de Serviços (PMS) de abril de 2024. De acordo com o documento, houve um crescimento de 5,7% da receita dos serviços que incorporam a atividade turística entre os meses de março e abril de 2024. Esse percentual encontrado foi acima da média nacional para a área com crescimento de 2,3% no mesmo período.

Além disso, a área apresentou um crescimento médio nacional de 2,3% em relação ao mês de março de 2024, o segundo mês seguido com variação positiva na renda dos serviços de turismo. De acordo com o instituto, boa parte desta variação positiva é pelo aumento da receita de empresas que prestam serviços como: restaurantes, hotéis, transporte aéreo de passageiros, espetáculos teatrais, musicais e agências de viagens.

Para o presidente da Agência Goiana de Turismo, autarquia responsável pelo diálogo e pelo monitoramento da área em Goiás, este crescimento mensal é uma resposta aos investimentos do Estado. “Temos apoiado vários eventos e apresentado Goiás para o Brasil e ao mundo. Hoje, Goiás é reconhecido por ter a melhor segurança pública do país e ótima infraestrutura”, afirma.

Continua após a publicidade

Segundo dados do Observatório de Turismo em Goiás, as principais cidades que mais registraram faturamento do turismo foram Goiânia, Rio Quente, Anápolis, Cezarina e Caldas Novas. Juntas faturaram mais de R$ 34 milhões em março e abril de 2024. Além disso, no mês de abril as três principais cidades que faturaram foram: Goiânia, Cezarina e Anápolis. Enquanto isso, o setor de restaurantes e alojamentos

é o que mais rendeu em 2024 com uma receita de R$ 14 milhões só em abril de 2024.

Sobre isso, a coordenadora do Observatório da Agência Goiana de Turismo, Giovanna Tavares, conta à equipe do jornal O HOJE como os esforços para a elevação do turismo funcionam em mão dupla. “Os empresários também trabalharam para isso. Ultimamente o comportamento dos consumidores mudou muito e prezam a experiência como um todo. Para isso eles se preparam mais”, como exemplo citou que as pessoas possuem mais recursos para pesquisar e comparar preços, análises e estadias. 

Para ela, esse aumento também é resultado de fatores que contribuíram para esse prognóstico, como o clima e a geografia goiana. “Muito do nosso turismo é da natureza e Goiás tem muitas áreas verdes conservadas e abertas para o público”. Além disso, comenta como a gastronomia tradicional do Estado é um importante fator que chama a atenção dos brasileiro. 

Além disso, comentam como impulsionam os serviços com atividades e feira para promover o turismo em Goiás. Como exemplo, cita a 4ª edição do Expo Turismo que visa mostrar os serviços de turismo com empresários goianos para demonstrar o que o Estado tem a oferecer. “Em julho teremos a nossa feira do Expo Turismo para mostrar que Goiás tem estrutura e infraestrutura para o turismo brasileiro”. 

Ainda sobre isso, há dois outros eventos importantes para a economia como a temporada do Araguaia, responsável pelo turismo de mais de 1 milhão de pessoas com o principal foco do lazer nas margens do rio. Além disso, a tradicional Festa de Trindade converge muitos fieis católicos para a cidade na Região Metropolitana de Goiânia.

Veja Também