Até março deste ano, mais de 29 mil doações de sangue foram realizadas em Goiás

Mais de 730 mil doações no Brasil em 2024, mas ainda há necessidade de aumentar a participação da população

Postado em: 14-06-2024 às 20h42
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Até março deste ano, mais de 29 mil doações de sangue foram realizadas em Goiás
Para doar sangue no Brasil, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde | Foto: Reprodução

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, o Ministério da Saúde (MS) lança a campanha nacional “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue e aumentar o número de doadores no país.

Até março deste ano, foram realizadas 731.734 doações no Brasil, sendo 29.153 no estado de Goiás. Apesar do aumento em relação ao ano passado, o número de doadores ainda é insuficiente para atender à demanda nacional. Em 2023, apenas 1,6% da população brasileira doou sangue, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que essa taxa esteja entre 1% e 3%.

A campanha nacional contará com a participação de bancos de sangue de todo o país, que realizarão ações para mobilizar a população. Além disso, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participará de uma live na noite de hoje sobre o tema, promovida pelo Instituto Henfil e a Revista Fórum.

Continua após a publicidade

Para facilitar o acesso à informação sobre doação de sangue, o MS disponibiliza o mini aplicativo Hemovida, integrado ao Meu SUS Digital. O aplicativo permite consultar as regras de doação, localizar serviços hemoterápicos, agendar doações e declarar a intenção de doar.

Como Doar

Para doar sangue no Brasil, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto e evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e estar em jejum.

Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalos mínimos de dois meses entre cada doação. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de três meses entre cada uma.

Veja Também