Governo investe mais de 40 milhões na entrega de 10 unidades educacionais

A entrega dos colégios fomentou o aumento da matéria Lingua Portuguesa na prova do Saego

Postado em: 18-06-2024 às 07h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo investe mais de 40 milhões na entrega de 10 unidades educacionais
Escolas entregues à população do Entorno do DF: qualidade da estrutura impulsiona resultados pedagógicos | Foto: Divulgação/Seduc Goiás

O Governo do Estado de Goiás inaugurou 10 novos colégios, no total, em um período de seis anos, onde foram investidos mais de 40,3 milhões para a construção e retomada de obras de instituições educacionais que estavam paradas.

Em Águas Lindas foram construídos quatro novos colégios Padrão Século XXI, cada um deles oferecendo 1.200 vagas. Santo Antônio do Descoberto recebeu outras duas unidades, ampliando consideravelmente o atendimento e melhorando a qualidade do ensino. Americano do Brasil, Cocalzinho de Goiás (Distrito de Girassol), Barro Alto e Luziânia também foram contemplados com unidades da rede pública estadual.

Além da construção, retomadas de obras e entregas de colégios, o Governo investiu mais de  R$700 mil para a aquisição de equipamentos reformas emergenciais e instalação de internet de alta velocidade nas unidades estaduais das regionais de educação de Novo Gama, Águas Lindas, Formosa, Planaltina e Luziânia.

Continua após a publicidade

Aprendizagem

Os investimentos feitos nas escolas da rede estadual do Entorno do DF apresentaram melhora nos números do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) em 2023. A entrega das novas unidades escolares, desde 2021, aumentaram a proficiência em língua portuguesa na 3ª série do ensino médio deu um salto significativo. Na Regional de Águas Lindas chegou a 266,1; em Luziânia foi de 279,3; em Novo Gama, 273,9; em Planaltina, 275,2; e em Formosa chegou a 284,5.

O estudante João Pedro, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio compartilhou a sua experiência sobre a rede de ensino em Goiás:

“Estudar na rede pública de Goiás tem sido uma experiência incrível. A qualidade do ensino é excelente, com professores dedicados e bem preparados. Além disso, as aulas são dinâmicas e incentivam o nosso pensamento crítico. A infraestrutura da escola é moderna, com laboratórios bem equipados e salas de aula confortáveis. Isso faz toda a diferença no nosso aprendizado diário.”

Maria Clara, 14 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental:

“Eu adoro estudar na minha escola pública. Temos acesso a diversas atividades extracurriculares, como esportes, música e teatro, que enriquecem nossa formação. A infraestrutura é ótima, com bibliotecas atualizadas e acesso à internet em todas as salas. Além disso, o ambiente escolar é muito acolhedor e seguro, o que nos motiva a ir à escola todos os dias.”

Lucas Ferreira, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio:

“Estudar em uma escola do modelo século XXI em Goiás me proporcionou muitas oportunidades. A escola oferece programas de intercâmbio e parcerias com universidades, o que abre portas para o nosso futuro. As salas de aula são equipadas com tecnologia de ponta, como quadros interativos e computadores para cada aluno. Isso torna o aprendizado mais interessante e acessível. Sinto-me privilegiado por fazer parte dessa rede de ensino que se preocupa tanto com o nosso desenvolvimento.”

A estrutura das unidades escolares da rede estadual de Educação construídas no modelo Padrão Século XXI contam com doze salas de aula; laboratório de Informática; laboratório de Ciências; Biblioteca; auditório; sala multiuso; cozinha completa com refeitório; área administrativa; quadra poliesportiva coberta; vestiários, sanitários; acessibilidade e prevenção e combate a incêndio. Além disso, essas unidades, como todas as demais escolas públicas estaduais recebem os equipamentos e mobiliário em geral.

Ao todo, a rede estadual já contabiliza 83 colégios no modelo Padrão Século XXI, sendo que, destes, 72 já foram entregues e estão em funcionamento, e as outras 11 novas unidades deverão ser inauguradas até o ano de 2026. De 2019 até agora em Maio de 2024 foram entregues 25 unidades e cada escola deste modelo tem capacidade para atender mais de 1.200 estudantes.

Veja Também