Retirado helicóptero que estava submerso em lago de Caldas Novas

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o helicóptero não estaria apto a voar e se encontrava em situação irregular

Postado em: 09-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Retirado helicóptero que estava submerso em lago de Caldas Novas
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o helicóptero não estaria apto a voar e se encontrava em situação irregular

O Corpo de Bombeiros Militares de Caldas Novas realizou uma operação para fazer a retirada do helicóptero que caiu no Lago Corumbá, em Caldas Novas, região Sul de Goiás. A aeronave, modelo R-44 Robinson, caiu na semana passada (31) com dois ocupantes, ambos sobreviveram. Ao todo foram empregados na operação de resgate da aeronave 10 bombeiros, sendo nove mergulhadores, além de três embarcações e seis viaturas. 

Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros que realizou a operação, o primeiro passo foi demarcar a área de busca e retirar o reservatório de combustível do helicóptero. Em seguida, a equipe utilizou galões onde foram injetados ar para provocar a flutuação da aeronave até a superfície. A última etapa da operação foi a retirada do helicóptero da água, que foi feita com apoio de um caminhão guincho. A operação foi finalizada com sucesso.

Continua após a publicidade

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o helicóptero não estaria apto a voar e se encontrava em situação irregular. A aeronave estaria com o certificado de aeronavegabilidade cancelado por estar com a inspeção anual de manutenção vencida.

Queda

O helicóptero de modelo R-44 decolou de uma casa de temporada que foi alugada para turistas, e conforme o Registro de Atendimento Integrado (RAI), perdeu força quando atravessava o reservatório de água de uma hidrelétrica considerada atrativo para turistas. O helicóptero que estava ficou a 18 metros debaixo da água.

O piloto que foi resgatado por pessoas em uma moto aquática ainda não foi identificado, mas a polícia espera descobrir a identidade dele e descobrir se o mesmo possuía habilitação para pilotar a aeronave.

O passageiro identificado como Gencerico de Freitas Milhomen foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caldas Novas onde foi medicado e liberado. Gencerino é empresário em Aparecida de Goiânia e deve prestar depoimento a Policia Civil.

Investigações 

O Cenipa informou que a ação inicial do processo de investigação busca coletar dados, fotografar o local, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir pessoas que estariam no local e teriam presenciado o acidente. O órgão também afirma que o objetivo da investigação é de prevenir que novos acidentes da mesma finalidade aconteçam. 

Para os investigadores, a conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente. A Policia Civil faz uma investigação que apura criminalmente a queda do helicóptero. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também