Polícia Civil de Goiás pretende criar super delegacias

Modelo irá facilitar o trabalho e dar mais autonomia aos departamentos

Postado em: 09-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia Civil de Goiás pretende criar super delegacias
Modelo irá facilitar o trabalho e dar mais autonomia aos departamentos

Higor Santana*

O novo delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Gomes, anunciou que implantará super delegacias para facilitar o trabalho da corporação. A declaração foi dada durante a solenidade de posse, na última semana, em Goiânia. A ideia transformar as delegacias já existentes em departamentos, o que daria mais independências para as especializadas. 

Continua após a publicidade

Segundo a delegada Marcella Orçai, essas delegacias já existem, mas com a criação desse projeto, elas mudariam para departamentos e teriam maior independência. “Por exemplo a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), passaria de delegacia estadual para departamento, com maior autonomia”, explica.

De acordo com o delegado Odair José, os novos departamentos são: Departamento de Combate às Drogas; Departamento dos Crimes Contra a Vida; Departamento Especializado em Investigações Criminais; e Departamento de Investigação de Crimes Contra a Administração pública.

Cursos de atualização

O delegado geral Odair também defendeu medidas de valorização para a categoria por meio de cursos de atualização e cursos operacionais. “Vamos fortalecer a operacionalidade das ações policiais e garantir mais agilidade e independência”, afirmou.

De acordo com a delegada Marcella, os procedimentos de criação dessas super delegacias ainda estão em analise e processo de adaptação. “Não tem data correta, mesmo porque existe todo um trâmite na criação. Mas será o mais breve possível”, esclareceu a delegada.

Concursos 

A criação e preparação dessas delegacias serão por meio de verba estadual. Segundo a delegada, existem concursos de delegados de polícia em andamento, e também serão utilizados policiais que já atuam na Polícia Civil (PC).

A Segurança Pública é uma das áreas que mais preocupam os goianos. Durante os primeiros dias de mandato, o governador Ronaldo Caiado busca a aproximação dessas novas autoridades policiais e Corpo de Bombeiros em prol da população.

Combate à Corrupção 

Na última segunda-feira (7), o governador declarou que também está em andamento a criação da Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado. A nova pasta estará vinculada diretamente à Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Temos que ter uma somatória de esforços. Teremos Polícia Militar, Polícia Civil, pessoas da Secretaria da Fazenda, da Receita Federal para que a gente possa cruzar todos os dados e ter eficiência no diagnóstico de onde está partindo a cabeça do crime”, disse o governador.

Caiado afirmou que a situação econômica de Goiás beira ao “colapso financeiro” e que recebeu a administração com uma dívida de R$ 3,4 bilhões. Além disso, disse que o Estado vai se tornar uma referência em segurança pública para o país.

Nessa semana, o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, afirmou que o governo está aberto para falar sobre as novas diretrizes e os desafios. “Temos toda transparência para discutir números, ações, projetos, aqueles que estão sendo implantando, os trâmites com as finanças, contratos vencendo, problemas no sistema prisional e uma série de ações”

Perfil

Graduado em Direito pelo Instituto Paulista de Ensino Superior Unificado e delegado da Classe Especial, Odair José Gomes tem pós-graduação em Direito Público. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também