Polícia Militar abre vagas gratuitas para adestramento de cães, em Goiânia

Inscrições são limitadas e vão até o dia 17 de janeiro. Animais devem ficar a disposição da corporação por três meses

Postado em: 10-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia Militar abre vagas gratuitas para adestramento de cães, em Goiânia
Inscrições são limitadas e vão até o dia 17 de janeiro. Animais devem ficar a disposição da corporação por três meses

Higor Santana*

A Polícia Militar de Goiás abriu vagas gratuitas para adestramento de cães em Goiânia, e é a primeira vez que a corporação realiza esse treinamento em animais domésticos. Os animais passarão por uma seletiva e após aprovados, ficarão por três meses em um quartel onde receberão treinamento de obediência e comando, e só então retornarão para os donos. 

Continua após a publicidade

As inscrições vão até o próximo dia 17 de janeiro. São sugeridos animais de médio e grande porte. Serão feitos testes, e algumas raças não poderão ser inscritas como Labrador, Collie ou Molossóides. 

De acordo com capitão Guilherme Gonzaga, este é um serviço de policiamento comunitário. “É uma troca. Se a população recebe o animal de volta com ensinamentos e obedientes de forma gratuita, a corporação tem o animal, para servir como instrumento de um curso de cinotecnia [estudo do comportamento dos cães] dado aos policiais”, afirma.

O serviço fará parte de um curso que os policiais participarão a partir de fevereiro. O processo de capacitação aos policiais servirá para que eles mesmos possam adestrar os animais da corporação, e tem previsão de início para 11 fevereiro, mas as inscrições já começaram e a seleção dos cães deve acontecer antes. 

Para participar do adestramento os cães devem ter entre 10 meses e dois anos, estar em dia com a carteira de vacinação (vacinas V-10, raiva e tosse dos canis com assinatura e acompanhamento veterinário). Além disso, deve haver a comprovação de que os animais estão com o controle de parazitas (pulgas, carrapatos) e vermifugação em dia.

Referências 

Em casa, o objetivo é fazer com que os animais sejam mais calmos e obedientes com os donos. Em alguns casos, os cães são adestrados para ajudar pessoas doentes ou que sofrem com algum tipo de doença crônica como o autismo ou até mesmo a cegueira. 

Na polícia os cães podem ser treinados para encontrar drogas e também para buscar e capturar criminosos e o adestramento torna-se diferente para os dois serviços. Além do treinamento constante, os cães também recebem cuidados como acompanhamento veterinário, abrigo em boas condições e limpos, além de receber a atenção de seu condutor, que também é responsável pela limpeza e alimentação.

Apesar de todos os cuidados e adestramento, os cães que atuam exclusivamente na Polícia Militar ficam por um período máximo de oito anos. Depois, eles são “aposentados” e podem ser doados a seus condutores, que são os primeiros na preferência. De qualquer forma, a separação entre os condutores e seus cães não é uma tarefa fácil. 

Inscrições 

As inscrições seguem até o dia 17 e devem ser feitas por agendamento. Os horários de agendamento são na segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8 horas às 18 horas e quarta-feira das 08 horas às 12 horas. Os telefones para fazer o agendamento são (62) 9.9984-3696 ou (62)9.8108-4586. (*Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também