Vacinação contra a gripe é fundamental para o inverno, reforça Ministério da Saúde

Ministério da Saúde destaca importância da imunização para proteção contra a Influenza; mais de um milhão de doses já foram aplicadas no estado em 2024

Postado em: 21-06-2024 às 19h53
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinação contra a gripe é fundamental para o inverno, reforça Ministério da Saúde
A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença | Foto: Reprodução/Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Com a chegada do inverno, na última quinta-feira (20), o Ministério da Saúde intensificou a campanha de vacinação contra a gripe em Goiás. A recomendação é direcionada a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, visando estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza.

Desde maio, a pasta tem orientado a imunização para proteger a população diante do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Este ano, mais de um milhão de doses da vacina já foram administradas no estado, representando um avanço em relação ao índice de 60,34% de cobertura vacinal alcançado em 2023.

A campanha enfatiza a necessidade de vacinação para todos, especialmente os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e pessoas em situação de rua. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Continua após a publicidade

Em 2024, a vacinação teve início mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, distribuindo vacinas para unidades federadas e municípios desde março, focando nos grupos prioritários. A Região Norte, pioneira na vacinação em novembro do ano passado, não está incluída nesta etapa da campanha.

Por que devo me vacinar? 

A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem se imunizou em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Veja Também