Eixo Anhanguera: 93% aprovam segurança da nova plataforma

A aprovação dos usuários quanto à segurança da nova plataforma do Eixo Anhanguera, em Goiânia, chega a 93%, índice considerado alto para

Postado em: 21-06-2024 às 17h12
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Eixo Anhanguera: 93% aprovam segurança da nova plataforma
Nova plataforma do Eixo tem câmeras de monitoramento, painel com horário dos ônibus e internet via wi-fi |Foto: Foto: SGG

A aprovação dos usuários quanto à segurança da nova plataforma do Eixo Anhanguera, em Goiânia, chega a 93%, índice considerado alto para a substituição das estruturas de embarque e desembarque.

O número consta em pesquisa realizada pela Redemob, consórcio de empresas que operam o transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia, contratada pelo Instituto Mova-se e apresentada ao Governo de Goiás. Foram ouvidas 470 pessoas, dos dias 28 a 31 de maio e 3 de junho.

Além do quesito segurança, a maioria dos passageiros também classificou como ótimos os quesitos limpeza (73%), acessibilidade (66%) e conectividade wi-fi (54,4%).

Continua após a publicidade

Os itens avaliados como “mais relevantes” foram: catracas (37,1%); câmeras de monitoramento (27,1%), presença dos funcionários (23,2%); sinalização (7,3%) e iluminação (5,2%). No que diz respeito à aparência da plataforma, 86% dos entrevistados deram “nota 10”.

“Ela foi a primeira obra entregue e muitas outras ainda estão por vir, neste mesmo padrão de excelência, com reforço dos padrões de segurança, tecnologia e acessibilidade”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Para o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Miguel Angelo Pricinote, as obram demonstram que o transporte “é prioridade para o governo”. “O usuário merece conforto e qualidade do serviço”, frisa.

Do total de usuários, 66% afirmaram passar pela plataforma diariamente; 19% raramente; 8% passam por ela três vezes na semana; 4% uma vez na semana e 3% duas vezes na semana. Outras quatro estações do Eixo estão em obras: Anhanguera, Bandeirante, Lago das Rosas e Universitária, além do Terminal Novo Mundo.

Leis mais: Após 100 dias, primeira estação do eixo Anhanguera é revitalizada
EM OBRAS

A revitalização das plataformas integra o cronograma do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC).

Segundo o órgão, existe a previsão de investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026. Com isso, devem passar por reformas as 19 estações e cinco terminais do Eixo Anhanguera, nova frota de ônibus, conclusão do BRT Norte-Sul e melhorias em todos os cerca de 7 mil pontos de parada do sistema.

O Terminal da Praça da Bíblia será o próximo a passar por reforma, prevista para iniciar em julho.

Veja Também