5º Mutirão da Prefeitura de Goiânia termina com mais de 50 mil atendimentos

Região Noroeste da cidade foi o bairro contemplado para o programa itinerante da prefeitura

Postado em: 24-06-2024 às 07h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: 5º Mutirão da Prefeitura de Goiânia termina com mais de 50 mil atendimentos
Foram mais de 200 serviços oferecidos pela prefeitura nos dois dias do evento | Foto: Divulgação/Secom

Moradores da região noroeste de Goiânia puderam aproveitar neste último fim de semana de sábado (22) e domingo (23) o 5º Mutirão da Prefeitura de Goiânia. Esta atividade itinerante do município veio para sanar problemas de moradores que residem longe de serviços públicos acessíveis como serviços sociais oferecidos pelo município. Além destas ofertas da prefeitura, foram oferecidos serviços do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e negociação de tarifas sociais da Saneago e Equatorial Goiás, o INSS e o mp go.

Ao todo, foram mais de 200 atividades oferecidas em diferentes frentes sociais pela prefeitura. Como exemplo, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) distribuiu nestes dois dias pouco menos de 2 mil mudas de árvores para os moradores, além disso membros da autarquia fizeram atendimento veterinário para os animais de estimação da região. O mutirão da Prefeitura de Goiânia também contou com serviços culturais como apresentação de música e música e quadrilhas de festas juninas para a população.  

Esta 5º edição do mutirão marca os mais de 400 bairros atendidos em eventos da prefeitura itinerante e mais de 600 mil atendimentos, contando todos os serviços oferecidos pelas organizações presentes. Ao todo, foram mais de 50 mil atendimentos só pela prefeitura e em torno de 100 mil pessoas estiveram presentes no evento, desde moradores em busca dos serviços ou visitantes em busca das atrações culturais. Além disso, houve 70 processos concluídos da Comissão Julgadora de Remissão de Créditos Tributários. 

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, Rafael Meireles, ao jornal O HOJE, este grande número de auxílios foi possível pela vasta equipe de todas as áreas da prefeitura e de parceiros. Além disso, apesar do evento ter oficialmente começado no dia 22, desde esta sexta-feira passada (21), os gabinetes da prefeitura estiveram nos bairros atendendo a população.

Ainda de acordo com o Rafael, os serviços mais procurados pela população à prefeitura foram inscrições e regularização no Cadastro Único e exames e testes da saúde municipal como testes de oftalmologia, ecocardiograma, ultrassom de mama e hemograma. Além destes, o secretário-executivo conta que teve grande procura por habitação com programas de sorteios de apartamentos financiados pelo município. 

Sobre isso, foram mais de 120 famílias sorteadas no dia 22 entre as mais de 1000 inscritas no Programa Casa da Gente para os apartamentos no Residencial Iris Rezende III, que ainda está em construção no Conjunto Vera Cruz, região Oeste da capital. Este condomínio construído é uma parceria entre os Governos Estadual e Federal. Entre as famílias beneficiadas foram selecionadas as compostas por idosos, monoparentais, pessoas com deficiência e para mulheres vítimas de violência doméstica, tráfico de pessoas ou exploração sexual.

Este mutirão da Prefeitura de Goiânia também marca o terceiro feito na região noroeste em mais de três anos do programa, e o primeiro do ano de 2024. A meta da prefeitura, por enquanto, é que termine esta gestão com mais cinco edições do programa entre os bairros da Capital. Para isso, programaram mais uma edição do programa no Jardim Abaporu, na região leste da Cidade, durante os dias 6 e 7 de julho.

Veja Também