Goiás estabelece base para comércio exterior na China

Porto Seco de Xiong’an terá escritório compartilhado do Governo de Goiás com Porto Seco de Anápolis

Postado em: 24-06-2024 às 18h03
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás estabelece base para comércio exterior na China
Porto Seco de Xiong’an terá escritório compartilhado do Governo de Goiás com Porto Seco de Anápolis | Foto: Divulgação/ Porto de Xiong’an

O Governo de Goiás, durante nova missão à China, fechou acordo com o maior porto alfandegário da cidade de Xiong’an. Coordenada pelo secretário da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, o objetivo é estabelecer uma base para comércio exterior no território chinês.

O Porto Seco de Anápolis vai dividir a unidade com o escritório montado na zona portuária.

Investimento no comércio de Goiás

“Esse escritório terá representatividade do Governo de Goiás, por meio da área de vendas exterior da SIC, para trazer novos negócios para Goiás”, frisa Joel Braga Filho. “Isso nos dá uma ideia do futuro da secretaria com o país que mais se desenvolve no mundo”, complementa o secretário.

Continua após a publicidade

Xiong’an é uma cidade que foi criada do zero para dividir funções administrativas com Pequim e conta com um distrito industrial, zonas de livre venda e armazéns alfandegados, sendo um grande ponto do comércio internacional no país asiático.

“O acordo com o Porto de Xiong’an é apenas uma das várias conquistas desta missão, que sem dúvidas trará muitos frutos para Goiás e um desenvolvimento sem precedentes para o comércio exterior do nosso estado”, finaliza o titular da SIC, ao destacar que o espaço compartilhado do governo estadual com o Porto Seco de Anápolis será custeado pelos chineses.

Parcerias em Goiás

Outra conquista relevante foi a criação de uma unidade laboratorial de medicamentos da medicina tradicional chinesa, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a iniciativa privada. Também previsto para Anápolis, o novo espaço irá integrar os conhecimentos da medicina tradicional chinesa com a pesquisa e inovação brasileiras, posicionando Goiás na vanguarda do desenvolvimento farmacêutico.

Na área da mineração, os representantes do governo estadual assinaram protocolo com a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM. O objetivo é a execução do levantamento geofísico de Goiás, dentro do Plano Estadual de Recursos Minerais (Perm). O acordo promete fortalecer o setor mineral, trazendo tecnologias avançadas e novos recursos para a exploração sustentável.

Setor Alimentício

A Meihai, uma das principais concorrentes da Ajinomoto, está com negociações avançadas para instalar uma unidade de produção de aminoácidos em Goiás.

 “Este investimento diversifica a economia local e atrai tecnologia de ponta para a indústria alimentícia”, destacou o titular da SIC.

Joel ainda informou que, com área já adquirida em Ipameri, Goiás iniciará a produção de açúcar IC 45 destinado à exportação para a China.

 “Este projeto não só fortalece a economia agrícola do estado, mas também abre novas oportunidades de mercado para os produtores locais, impulsionando as exportações”, frisou.

Veja Também