Cata-treco retira até 120 objetos das ruas por dia

Televisores, cadeiras, camas, fogões e guarda-roupas estão entre os objetos mais recolhidos

Postado em: 12-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cata-treco retira até 120 objetos das ruas por dia
Televisores, cadeiras, camas, fogões e guarda-roupas estão entre os objetos mais recolhidos

Higor Santana*

O projeto Cata-treco atende cerca de 40 ordens de serviços e recolhe até 120 objetos por dia. O material mais recolhido é o sofá, com 65% das solicitações. Os televisores, cadeiras, camas, fogões e guarda-roupas também estão entre os objetos mais recolhidos. Por meio da iniciativa, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) auxilia o cidadão que deseja se desfazer de objetos que são difíceis de serem descartados. 

O objetivo do projeto é evitar que os materiais sejam descartados de forma indevida em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos, gerando inúmeros transtornos, como a poluição do meio ambiente e a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Continua após a publicidade

O presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, explica como funciona o serviço. “Além de cuidar da cidade, ajudamos muitas famílias com o projeto. Todo material recolhido é repassado às 15 cooperativas cadastradas no programa Goiânia Coleta Seletiva. Por sua vez, os materiais não reaproveitados são encaminhados para o aterro sanitário”, afirma.

O projeto Cata-treco foi implantado em 2011 e é integrado ao Programa Goiânia Coleta Seletiva. É um serviço exclusivo e gratuito para recolher e facilitar o descarte de móveis velhos na capital. É baseado em um caminhão exclusivo para realizar o recolhimento do ‘lixo’. E de acordo com a Comurg, pode ser ‘uma mão na roda’ para quem vai dispensar algum móvel ou objeto indesejado.

Responsabilidade

Para a Companhia, todo gerador de entulho é responsável pelo destino do mesmo. O entulho deve ser levado ao aterro de Goiânia ou usina de reciclagem. E, para isso, deve-se contratar uma empresa especializada e devidamente credenciada para o acondicionamento do entulho em caçambas ou containeres adequados e o transporte ao local correto.

Mas a Comurg adverte que não se deve contratar carroceiros para dar fim ao entulho. Isso porque eles não são credenciados para este serviço e geralmente depositam o entulho em locais inadequados. De acordo com a legislação municipal, é proibido abandonar móveis e eletrodomésticos velhos nas vias publicas, calçadas, ruas e praças. E foi pensando nisso que a Comurg passou a oferecer o serviço de Cata-treco, em que o cidadão solicita a coleta do material com hora agendada.

Ação

O serviço de Cata-treco terá uma operação especial neste domingo (13). O objetivo é atender todas as demandas agendadas do serviço. Ao todo são 400 solicitações que somam mais de 1.500 objetos entre móveis e eletrodomésticos. O órgão conta com 16 caminhões e 88 servidores participarão da força-tarefa.

A ação será realizada simultaneamente em todas as regiões de Goiânia com início às 7 horas da manhã e término às 23 horas, dividida em dois turnos. Serão 16 horas de intenso trabalho. Segundo o presidente da Comurg, a ação será totalmente gratuita. “A orientação é que o cidadão ligue com antecedência para agendar o recolhimento”, pontua.

Para dispensar algum móvel ou objeto, a Comurg orienta agendar a coleta feita pelo Cata-treco pelo telefone (62) 93524-8555 ou também pelo WhatsApp, com o número (62)98596-8555. 

Veja Também