Santuário Basílica em Trindade tem nomeação e novo reitor

Cidades

Postado em: 12-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Santuário Basílica em Trindade tem nomeação e novo reitor
Cidades

Padre Robson de Oliveira reassume a reitoria do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, na Região Metropolitana da Capital. O sacerdote retorna para a função apos quatro anos, assumindo o lugar do padre Edinísio Gonçalves Pereira Vieira, que assumirá o Seminário São José, na Capital. O padre Robson ficou na reitoria do Santuário durante 11 anos e essa é sua segunda passagem pelo templo religioso.

O arcebispo de Goiânia Don Washington Cruz irá conduzir a cerimônia realizada na própria Básilica em Trindade. 

A mudança na reitoria é resultado da nova formação do Governo Provincial dos Redentoristas do estado. Ela acontece em todas as comunidades administradas pelos Missionários Redentoristas da Província de Goiás.

Continua após a publicidade

Formado em teologia no Vaticano, padre Robson sempre atuou com o intuito de difundir a devoção ao Divino Pai Eterno. Em dezembro de 2003, ele assumiu o então Santuário do Divino Pai Eterno que em 2006, recebeu o título de Basílica Menor.

O presbítero se dedicou a desenvolver um trabalho evangelizador enquanto esteve na reitoria na Basílica, especialmente pelos meios de comunicação. Em outubro de 2014 ele foi eleito pelos seus confrades para ser o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, cargo em que atuou de janeiro de 2015 a dezembro de 2018.

Em 11 anos como reitor, o sacerdote criou a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Uma das principais atribuições da Afipe é organizar a festa em louvor ao Divino Pai Eterno, considerada o segundo maior evento católico do país. Sua última edição, em junho de 2018, reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas.

Romaria 

Realizada entre a última sexta-feira do mês de junho e o primeiro domingo do mês de julho, a tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno é o maior evento religioso da região Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. 

Em 2018, a festa bateu recorde de público, reunindo aproximadamente 3 milhões de fiéis durante os dez dias de festa. E em 2019 a expectativa segundo os organizadores da festa é de que o número de fiéis seja maior que o ano anterior. 

Durante os dez dias de Romaria, são realizadas cerca de 120 missas, 45 novenas, 30 orações do terço e 10 procissões, além de centenas de batizados, confissões, alvoradas e vigílias. Neste ano, a festa está prevista para os dias 28 de junho e 7 de julho, e contará com a tradicional presença do Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz na Missa Solene de encerramento das Autoridades da Romaria. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também