Prefeitura inaugura nova estrutura do Ecoponto Jardim Guanabara

Unidade recebeu investimento de mais de R$ 511 mil e oferece instalações modernizadas para descarte de resíduos recicláveis

Postado em: 25-06-2024 às 20h03
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura inaugura nova estrutura do Ecoponto Jardim Guanabara
Estrutura conta com escritório e cinco baias cobertas, para descarte de pneus e recicláveis | Foto: Jucimar de Sousa

A Prefeitura de Goiânia inaugurou, na tarde desta terça-feira (25), a reestruturação do Ecoponto Jardim Guanabara, localizado na Rua GB 5 com Rua GB 7, no Jardim Guanabara II. Com uma área de 1.377,88 metros quadrados, a unidade recebeu um investimento de mais de R$ 511 mil, financiado com recursos próprios do município. A nova estrutura inclui um escritório e cinco baias cobertas para o descarte de pneus e materiais recicláveis.

O prefeito Rogério destacou a importância da nova estrutura para a comunidade local, enfatizando que o novo ecoponto proporcionará um serviço de maior qualidade. “Esse é mais um benefício que entregamos à população de Goiânia”, afirmou. Ele ressaltou que a unidade permitirá aos moradores da Região Norte compreender melhor a importância da reciclagem e da preservação ambiental.

A unidade, que é a mais utilizada pela população goianiense, também contará com uma sede administrativa equipada com dois escritórios, copa, dois banheiros, vestiários, depósito e almoxarifado. O ecoponto aceitará materiais como bens domésticos estragados, pneus, sobras de construção civil, resíduos de podas de árvores, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado.

Continua após a publicidade

“Sempre prezamos em nossa gestão o quão necessário é o descarte correto de lixo e de entulhos, mas não poderíamos cobrar da população se não oferecêssemos opções corretas”, disse o prefeito Rogério. Ele mencionou que o local também aceitará borrachas, mangueiras, garrafas pets e papel, entre outros.

O presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nadim Neme, ressaltou a excelência do serviço oferecido pelos ecopontos. “Essa unidade, como as outras, é resultado do trabalho de uma equipe técnica ambiental que desenvolve suas atividades com excelência, com vários estudos técnicos para alcançar esse resultado”, disse Neme.

Rodolpho Bueno, presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), destacou a importância do ecoponto para a região do Jardim Guanabara, mencionando que a área de descarte irregular de lixo próxima ao local deve deixar de existir com a reabertura da unidade. “Temos a compreensão de que, com a reabertura do Ecoponto Jardim Guanabara, essa área deixará de existir, e as pessoas se sensibilizarão para manter nossa cidade limpa e bem cuidada. Essa é uma missão de todos nós que vivemos aqui.”

Unidades

A iniciativa faz parte de um esforço da gestão municipal para reduzir pontos de descarte irregular nas vias públicas. Durante a administração do prefeito Rogério, outras três unidades foram inauguradas: Ecoponto Eldorado Oeste (outubro de 2022), Ecoponto Campos Dourados (agosto de 2021) e Ecoponto Jardim São José (abril de 2021).

Veja Também