Pellozo inaugura Centro de Castração Animal de Senador Canedo

Com um passo histórico rumo ao bem-estar animal em Senador Canedo, foi entregue ainda o Centro de Acolhimento Temporário Animal

Postado em: 26-06-2024 às 14h17
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Pellozo inaugura Centro de Castração Animal de Senador Canedo
No fim de outubro, o centro também estará aberto para castração de animais de famílias de baixa renda e de protetoras cadastradas | Foto: Prefeitura de Senador Canedo

O prefeito de Senador Canedo Fernado Pellozo inaugurou nesta quarta-feira (26) o primeiro Centro Municipal de Castração Animal e do Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA).

A cerimônia, feita na Avenida Dr. Anuar Auad, no Conjunto Uirapuru, contou com a presença de autoridades locais, incluindo a Dra. Marta Loyola, promotora pública do município, Dra. Ekaterina Rivera e a médica veterinária e Presidente da Comissão de Bem Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Goiás, Dra Rosangela Alves, além de protetoras de animais cadastradas no programa.

Ainda mais, a inauguração ocorre após parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público, por meio do programa “Progredindo para a Liberdade”.

Continua após a publicidade

Além disso, o espaço oferecerá ambulatório, laboratório clínico, centro cirúrgico, sala de recuperação e área administrativa.

Prefeitura promove 2.894 cirurgias de castração entre abril e novembro em UPA animal

A castração de animais é fundamental para o controle populacional. Com isso, garantir, também, saúde pública.

Além de prevenir a procriação indesejada, também ajuda a reduzir o risco de diversas doenças em cães e gatos.

“Hoje foi um dia de muita alegria para Senador Canedo, entregamos uma obra histórica na nossa cidade. É um passo importante para o manejo populacional dos cães e gatos de nossa cidade. Essa é uma obra realizada por muitas mãos para beneficiar a população de nossa cidade, que vai nos ajudar a cuidar melhor de nossos animais.” comentou Fernando Pellozo.

Do mesmo modo, o Centro Municipal de Castração Animal de Senador Canedo terá capacidade para fazer até 30 castrações por semana.

Anteriormente, o Ministério Público recomendou que o centro precise castrar animais de rua monitorados pela Superintendência de Bem-Estar Animal da Agência Municipal do Meio Ambiente do Município (AMMA).

No fim de outubro, o centro também estará aberto para castração de animais de famílias de baixa renda e de protetoras cadastradas. Para mais informações sobre como castrar seu animal de estimação, entre em contato com a AMMA ou acompanhe as redes sociais da Prefeitura.

A prefeitura começa a atendar nesta quinta, dia 27. Após a cirurgia, os animais ficarão abrigados no CATA por até dez dias, com acompanhamento da equipe do Bem-Estar Animal.

Centro de Castração Animal de Senador Canedo

Por fim, além do Centro de Castração Animal, a Prefeitura também inaugurou o Centro de Acolhimento Temporário Animal.

Bem como, o CATA servirá como lar temporário para animais que precisam de um local para se recuperar após a cirurgia de castração. Em seguida, a população vai poder adotar os animais.

Finalmente, a inauguração do Centro Municipal de Castração Animal e do Centro de Acolhimento Temporário Animal marca um momento histórico para a proteção animal em Senador Canedo. Os dois centros representam o compromisso da Prefeitura com o bem-estar animal e com a saúde pública da cidade.

Veja Também