Senador Canedo prevê castrar cerca de 700 animais até o fim do ano

Em primeiro momento, unidade atenderá apenas os bichos em situação de rua e os acolhidos por protetoras de animais

Postado em: 27-06-2024 às 04h00
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Senador Canedo prevê castrar cerca de 700 animais até o fim do ano
Centro Municipal de Castração Animal foi inaugurado nesta quarta e poderá fazer 30 operações por semana | Foto: Divulgação/Secom Canedo

Na atualidade, os animais em situação de rua são desafio para a administração pública brasileira em como fazer o manejo populacional ao mesmo tempo que atende as leis que prezam o bem-estar animal e a ética veterinária. Com isso, municípios lidam com este problema de diferentes formas devido às suas peculiaridades. Como exemplo, a cidade de Goiânia anunciou neste último dia 6 de junho que fez mais de 1,9 mil cirurgias de castração apenas nos primeiros cinco meses de 2024 na Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet).

Agora, o município de Senador Canedo mira a sua própria política pública de castração de animais de rua atendendo às normas legais. De acordo com o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Senador Canedo, Aclan Santos, para o jornal O HOJE, é esperado que ocorram cerca de 700 cirurgias de castração animal no recém inaugurado Centro Municipal de Castração Animal nesta quarta-feira (26). Para isso, o espaço será equipado com ambulatório, laboratório clínico e centro cirúrgico, além da sala de recuperação e a parte administrativa. 

De acordo com ele, as castrações vão iniciar nesta quinta-feira (27) para animais em situação de rua e animais sob tutoria de grupos de protetores de animais com parcerias com a prefeitura de Senador Canedo. O principal foco do programa é fazer o manejo populacional dos cães e gatos em situação de rua, assim como monitorar a presença deles na cidade. Para isso, os animais também serão implantados com chips subcutâneos que irão armazenar informações como: tutor, se faz parte de um grupo de proteção, se era um animal de rua. Contudo, afirma que não será um chip de rastreamento.

Continua após a publicidade

Todos os trabalhos de monitoramento será feito pela Superintendência de Bem-Estar Animal da Amma de Senador Canedo, composta por uma equipes técnicas profissionais veterinários. Segundo Isabella Lauria, médica veterinária e superintendente de Bem-Estar Animal, explica que a unidade conta com exame pré-operatório e acompanhamento pós-cirúrgico, além dos procedimentos de castração. Os animais que foram operados passaram pelo pós-cirúrgico no Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA), que também foi inaugurado neste dia 26.

Contudo, para Aclan, este programa municipal de castração é apenas um desdobramento das políticas públicas do município para o manejo de cães e gatos. Como diz, grande parte dos esforços da prefeitura se concentram no monitoramento de cães de comunidades de ruas. Enquanto isso, informa que a população de gatos em situação de rua é relativamente baixa dentro do município e relata que grande parte desses animais possuem uma casa fixa e um tutor.

Além disso, explica que o motivo para o retorno do cão em situação de rua para o grupo de origem é pela organização social do animal nos espaços públicos. “Depois que houver todo o procedimento de castração, nós iremos retornar o animal para a sua comunidade de origem. Hoje temos grupos de cães que ‘dominam’ diferentes regiões, mas nós queremos apenas controlar a quantidade deles nas ruas”, afirma. 

E ainda afirma que os moradores de Senador Canedo podem pedir para que os animais em situação de rua sejam castrados pelo próprio departamento de denúncias pelo número 99575-1160. Contudo, informa que primeiramente só será feita a castração de animais saudáveis devido o alto custo de equipamentos veterinários especializados. Caso um animal doente ou degradado precise da castração, informa que existe uma parceria com o Ministério Público para que seja feito o custeio da operação em uma unidade veterinária particular. 

Por fim, relata que a castração de animais de estimação da população será feira em um segundo momento pelo centro de castração. Segundo Aclan, a partir de meados de outubro e novembro de 2024 a unidade veterinária abrirá suas portas para as famílias inscritas no Cadastro Único que possuem um pet mas não têm condições financeiras de pagar pela operação.

Veja Também