Cresce número de pessoas conectadas através de smartphones

População usa mais o celular e aplicativos para não ter que sair de casa para resolver assuntos que já são possíveis de serem resolvidos na palma da mão

Postado em: 21-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cresce número de pessoas conectadas através de smartphones
População usa mais o celular e aplicativos para não ter que sair de casa para resolver assuntos que já são possíveis de serem resolvidos na palma da mão

Thiago Costa 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% da população tem acesso à web por meio dos smartphones, dispositivos que estão presentes em 93% dos lares do país. Com um público consumidor que cada vez mais quer resolver quase tudo em seu dia a dia com um toque no telefone móvel, desenvolvimento de aplicativos é alternativa para empresas manterem conectividade 24 horas com seus clientes e prestar melhor atendimento. 

Continua após a publicidade

O dado consta do mais recente estudo sobre características gerais dos domicílios e dos moradores do Brasil feito pelo IBGE e tem o ano de 2017 como base. O mesmo levantamento mostra um aumento significativo no período de um ano, já que em 2016, pouco mais de 60% dos brasileiros tinham o hábito de navegar pela  web usando o celular. Os celulares se tornaram smartphones e há muito tempo deixaram de ser um mero aparelho para fazer e receber ligações. Agora o dispositivo está presente em quase 93% dos lares brasileiros, segundo a pesquisa. 

Aplicativos

Outro estudo, da consultoria internacional Criteo S.A. sobre o E-commerce no Mundo e divulgado em maio do ano passado, aponta que as transações feitas nos dispositivos mobiles (celulares e tablets) já correspondem a 50% de todas as vendas online no Brasil. Diante de um público consumidor que espera cada vez mais resolver quase tudo em seu dia a dia com um toque no celular, empresas brasileiras de diversos setores investem pesado no desenvolvimento de aplicativos para smartphones.

De açodo com o sócio fundador da XporY.com e especialista em economia colaborativa, empreendedorismo e inovação, Rafael Barbosa, a internet e outras novas tecnologias de comunicação revolucionaram não só as relações interpessoais, mas em especial as relações de consumo. Ele explica que hoje não basta as empresas terem um belo site, elas precisam estar presente nas redes sociais e por meio dos aplicativos facilitar ao máximo essa conectividade com seus clientes. 

“Cada vez mais as pessoas estarão conectadas à internet, isso não tem volta. Hoje em dia, a grande maioria das pessoas não tem tempo para ir ao banco, ou a uma loja, ou até mesmo não conseguem ir a um restaurante para comer. Então os aplicativos são uma forma das empresas estarem sempre perto do público, o que facilita essa interação. O celular, por trazer agilidade ao dia a dia, tem hoje a mesma importância que se tem os carros para as pessoas”, avalia o empresário. 

Dia a dia

O publicitário Getúlio Jesus é um típico exemplo dessa mudança no comportamento dos consumidores na atualidade. Adepto do e-commerce [comércio eletrônico], ele quase não usa o computador para resolver o que precisa por meio da internet, resolve tudo via smartphone, que está sempre na palma de sua mão. Getúlio afirma que cerca de 80% dos seus acessos pela internet são via celular, o que o traz economia de tempo, ganho em praticidade e liberdade de escolha. Assim como grande parcela da população mundial, ele não sente falta da relação pessoal no consumo. “Gosto de fazer compras pela rede e não gosto de interferências na minha decisão de compra. Deixo minhas relações pessoais somente para os momentos de lazer”, afirma o publicitário.

Ele conta que se cadastrou em uma plataforma que o proporciona, há cerca de quatro anos, oferecer os serviços de sua agência de publicidade no portal. Com a negociação dos serviços em permuta, ele adquire créditos os utiliza para trocar em vários outros serviços e produtos; principalmente lazer, alimentação, vestuário, produtos de limpeza e cosméticos. 

A empresária Raquel Pires sempre foi muito ligada às novas tecnologias da comunicação e por isso é uma adepta assumida ao uso de aplicativos para quase todas as tarefas do dia a dia. Segundo ela, poder resolver tudo pelo celular é uma mão da roda. Ela diz que não se lembra quando foi a última vez que precisou ir pessoalmente a um banco para fazer uma transferência ou pagar um boleto. A empresária também usa aplicativos diversos para fazer compras de produtos, como livros e eletrônicos.

Raquel conta que os aplicativos estão presentes no seu trabalho e na sua rotina pessoal. A empresária utiliza os aplicativos para organização de orçamento, meditação, saúde entre outros. “Acho que os aplicativos trazem muita agilidade e praticidade. Eu uso tanto para o meu dia a dia profissional, quanto para o meu lazer”, revela.  

Empresas se adéquam ao novo jeito das pessoas se conectarem  

Jhonathan Aguiar é gerente de projetos de uma empresa de permuta multilateral.  O engenheiro da computação relata que mais de 50% dos acessos realizados ao site da plataforma já estavam sendo feitos por meio de celulares. 

Segundo ele, essa mudança trouxe a necessidade de criação da nova ferramenta digital. “Apesar do nosso portal ser totalmente responsivo, ou seja, adaptável para acesso em tablets e smartphones, a experiência com uso do aplicativo é bem diferente. Está bem mais dinâmica e facilitada”, afirma. 

Para Jhonathan, o uso dos aplicativos, por conta do grande número de pessoas que trocaram a internet convencional pela internet móvel, facilita as vendas, agiliza o atendimento, reduz custos operacionais e mantém uma conectividade 24 horas por dia com os clientes ou usuários de um serviço.

Entre as características que garantem sucesso no uso dos aplicativos estão a visualização, que, além de bonita, precisa ser facilitada ao máximo, e a navegabilidade, que precisa ser altamente intuitiva. “Com foco total na facilidade do uso e design fluído, trouxemos o app para um ambiente totalmente intuitivo, onde em poucos segundos o usuário consegue encontrar o que precisa”, detalha o gerente. 

Necessidade

Com mais de 60% dos acessos ao seu site partindo de celulares, outras empresas goianas estão investindo no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Uma empresa do ramo imobiliário já está em fase de testes de dois aplicativos desenvolvidos pela empresa, sendo um para atender o locatário e outro direcionado para locadores de imóveis. 

No aplicativo, o locatário vai poder escolher um imóvel, marcar visitas, fazer propostas e, depois de locar seu imóvel. Será possível também emitir a  2ª via de boleto, pedir reparo e até desocupação do imóvel. Já o locador, poderá acompanhar todas as informações sobre seu imóvel pelo aplicativo, como extratos, dados para Imposto de Renda e o andamento de todas as solicitações feitas pelo locatário.

Para o diretor da imobiliária, José Humberto Carvalho, essa conectividade da empresa com o seu público via smartphones é uma tendência sem volta e que tende a se consolidar ainda mais nos próximos anos. “Essas novas tecnologias deixou tudo super acessível e mais prático. Indiscutivelmente, a grande maioria das pessoas prefere resolver e pesquisar tudo pelo celular, do que ter que ligar um computador e procurar no site o que desejam”, afirma

O diretor da empresa enfatiza que entender esse novo comportamento do consumidor e desenvolver ferramentas adequadas para atender às suas necessidades é uma questão de sobrevivência para as empresas. “Vejo o desenvolvimento de aplicativos como uma forma de sobrevivência no mercado, pois os clientes querem resolver as questões do dia a dia de uma forma mais prática e rápida. Acompanhando essa tendência, a proposta de nossos aplicativos é facilitar a vida do locador e do locatário, proporcionando agilidade e funcionalidade”, destaca. (Colaborou Valdevane Rosa) 

Veja Também